Educação: Secretaria aumenta jornada de escolas que têm ensino médio

Proposta aprovada é incluir mais uma aula de Português, Matemática, História e Geografia e duas de Filosofia

qui, 03/02/2005 - 10h18 | Do Portal do Governo

A partir da próxima sexta-feira, dia 14, quando se inicia o ano letivo, as aulas do ensino médio da rede estadual passarão de 25 para 30 horas. A decisão foi tomada pela Secretaria da Educação após cerca de 80% das escolas estaduais, que mantêm cursos de ensino médio (2.772 de um total de 3,4 mil) no Estado, terem participado de votação que sugeria mudanças na matriz curricular. Desse total, 2.505 escolas (90% do total) se mostraram favoráveis ao aumento de cinco horas na carga horária semanal.

Os diretores, que se reuniram com professores para discutir as mudanças, tinham a opção de montar uma matriz curricular diferente da proposta pela secretaria. Mas o modelo, sugerido pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), foi aprovado por 1.771 votos (64% do total). O objetivo da reestruturação é adaptar a matriz curricular às necessidades da formação do aluno. Além disso, propiciar a participação dos docentes e das equipes gestoras das escolas no desenvolvimento de um novo currículo.

O governo do Estado de São Paulo investirá R$ 90 milhões para a execução das alterações. Por enquanto, a nova grade não será ampliada para o período noturno, já que a maioria dos estudantes trabalha e não tem flexibilidade de horário. Os alunos do diurno terão 25 horas semanais, e o noturno, permanecerá com as atuais 20. A rede pública estadual tem hoje 3,4 mil escolas direcionadas ao ensino médio e 1,6 milhão de alunos matriculados.

Entenda as mudanças na matriz curricular da rede estadual de ensino médio

Como era:
Antes, na matriz curricular havia quatro aulas semanais de Português e Literatura, quatro de Matemática e, em média, duas de cada uma das outras disciplinas: História, Geografia, Química, Física, Biologia e Língua Estrangeira. Havia, ainda, uma aula semanal com conteúdos de Filosofia, Sociologia ou Psicologia destinada aos primeiros e segundos anos do ensino médio e três aulas para o terceiro ano.

Como será:
A proposta aprovada é incluir na primeira e segunda séries mais uma aula de Português, Matemática, História e Geografia, passando de quatro para cinco semanais. Além do aumento destas matérias convencionais, os dois primeiros anos do ensino médio terão duas aulas de Filosofia.

No terceiro ano, a escola incluirá uma aula semanal para uma das disciplinas da área de Ciências da Natureza (Biologia, Física ou Química). Além disso, deverá acrescentar duas aulas de Filosofia, Sociologia ou Psicologia (a critério da escola), que não precisam ser da mesma disciplina.

A matriz curricular do ensino médio é de 25 horas semanais, com cinco horas diárias de aulas, de 50 a 60 minutos cada. Agora, com a ampliação da carga horária, o total passará de 25 para 30 aulas semanais, com 6 horas diárias de aula.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação