Educação: Secretaria abre primeira pós-graduação para diretores de escola

Seis mil gestores da rede pública estadual participam do curso

sex, 11/11/2005 - 14h01 | Do Portal do Governo

Seis mil gestores de escolas da rede pública estadual começaram, sábado passado, o primeiro curso de pós-graduação oferecido pela Secretaria de Educação, o qual demandou R$ 9,7 milhões no projeto. O objetivo é priorizar a formação continuada de diretores de escolas. A especialização será em Gestão Educacional, com ênfase em Liderança Comunitária e Empreendedorismo Social, e será ministrada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além de aulas, a universidade abrirá um pólo no bairro do Morumbi, na capital, para oferecer adequada habilitação.

O curso termina em outubro de 2006 e terá 360 horas de duração, sendo 180 horas presenciais e 180 horas a distância, fora do período de trabalho. As duas grandes vertentes do programa vão abordar os temas Relações Humanas e Funções do Gestor. Com essa pós-graduação, o diretor de escola terá à disposição ferramentas que o qualificarão para lidar com a comunidade e suas necessidades eficientemente.

Dimenstein – A especialização foi especialmente concebida pela Unicamp para a Secretaria da Educação, para atender à demanda na realidade escolar identificada pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, organizadora do curso de formação. A Cidade Escola Aprendiz, ong fundada pelo jornalista Gilberto Dimenstein, colaborou na formulação de um dos módulos do curso, com a sua experiência de integrar escola e comunidade.

Da Agência Imprensa Oficial