Educação: Saresp 2005 vai avaliar mais de cinco milhões de alunos

Provas deste ano serão feitas por mais de 5,2 milhões de estudantes da rede pública estadual, de escolas municipais e particulares

ter, 08/11/2005 - 19h59 | Do Portal do Governo

Mais de 5,2 milhões estudantes de todas as séries dos ensinos fundamental e médio serão avaliados em suas habilidades de leitura, escrita e matemática, entre amanhã e quinta-feira (9 e 10). Trata-se do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que se tornou referência em todo o Brasil.

Somente da rede pública estadual, o contingente de alunos participantes é superior a 4,4 milhões, vindos de 5.279 escolas. O Saresp 2005 terá ainda quase 792 mil alunos de 2.093 escolas municipais e 22,5 mil alunos de 71 estabelecimentos particulares.

No ano passado, foram avaliados 390 mil alunos de redes municipais, número que praticamente dobrou em 2005, com a adesão de 329 municípios.

As demais avaliações realizadas no País geralmente são por amostragem e não permitem análise global do ensino em todas as séries. A principal novidade do Saresp 2005 é a inclusão de matemática.

Nas suas primeiras edições, verificavam-se as habilidades cognitivas desenvolvidas pelos estudantes durante o processo de escolarização em séries e componentes curriculares diversos. Nos últimos anos, porém, o sistema vem considerando as habilidades cognitivas de leitura e escrita adquiridas ao longo de todas as séries.

Diagnóstico de habilidades – Há basicamente dois instrumentos de avaliação. O primeiro consiste na aplicação de provas para medir o desempenho em leitura, escrita e matemática, constituídas cada uma de questões objetivas, tanto para o ensino fundamental (3a à 8a série) como para o médio. Essas provas apresentam, também, um tema para redação – do tipo narrativo-descritivo, para o ensino fundamental, e dissertativo-argumentativo, para o ensino médio. Para a 1a e 2a séries do fundamental, as provas são constituídas de questões abertas.

O segundo instrumento é o questionário do estudante, por meio do qual são coletadas informações sobre suas características pessoais, contexto socioeconômico e cultural, trajetória escolar, percepções acerca dos professores e da gestão da escola, além de sua participação nos projetos da Secretaria Estadual da Educação.

Com os resultados do Saresp 2005, a Educação terá um diagnóstico das qualidades do aluno em leitura, escrita e matemática, o que servirá de base para o planejamento escolar em 2006 e a criação dos programas de recuperação e reforço.

Num segundo momento, todas as escolas, diretorias de ensino e coordenadorias receberão informe personalizado de resultados, com dados de abrangência e desempenho, comparativos de série a série e ano a ano, e escalas de habilidades com os níveis de desempenho em leitura e matemática.

O conjunto desse material, verdadeira radiografia da realidade do ensino básico em São Paulo, é o instrumento para definir políticas públicas, reorientar programas e o projeto pedagógico de cada escola na rede estadual. Essas iniciativas enriquecem todo o processo educacional, ao oferecer indicadores quantitativos e qualitativos importantes para direcionar as propostas de cada escola, o trabalho docente na sala de aula e os investimentos da Secretaria da Educação.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
C.A.