Educação: Saresp 2003 traça perfil do ensino público fundamental e médio

Prova será aplicada no dia 3 de dezembro para 4,7 milhões de alunos

qua, 12/11/2003 - 19h19 | Do Portal do Governo

A 7ª edição do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) tem como novidade a avaliação de todas as séries do ensino básico da rede pública estadual. Organizada pela Secretaria Estadual da Educação (SEE), a prova será aplicada no dia 3 de dezembro para 4,7 milhões de alunos dos níveis fundamental (1ª à 8ª séries) e médio (1ª à 3ª séries) da rede pública.

O Saresp é um modelo permanente de avaliação que fornece indicadores qualitativos e quantitativos para monitorar o desempenho escolar dos alunos da rede estadual. ‘O objetivo é produzir uma visão global do ensino público, capaz de refletir o trabalho dos estudantes, escolas e professores. Esta verificação anual não tem caráter punitivo ou de reprovação’, explica Gabriel Chalita, secretário estadual da Educação.

‘As informações obtidas possibilitarão enriquecer o processo pedagógico e direcionar ações, projetos e investimentos da SEE’, complementa. ‘Assim, será possível reformular a proposta pedagógica de cada unidade escolar e do trabalho docente na sala de aula, e os processos de capacitação dos profissionais envolvidos’.

Histórico

Desde o ano de sua instalação, em 1996, até 2000, o Saresp checava anualmente apenas duas séries do ensino fundamental ou médio. Em 2001 e 2002, foram avaliadas as séries de final de ciclo de 4a e 8a séries do nível fundamental. A proposta é utilizar as informações obtidas para encaminhar os estudantes aos grupos ou classes mais convenientes para a continuidade de seus estudos, ou para outras situações de aprendizagem como a recuperação paralela, que é estruturada no início do ano letivo.

A prova será aplicada no período em que o aluno estuda – manhã, tarde ou noite. Os exames privilegiam a leitura e a escrita. ‘São a base para a construção de outros conhecimentos e demais habilidades dos estudantes’, explica o secretário. Os testes serão elaborados pela Fundação Carlos Chagas, e o foco principal é a Língua Portuguesa, porém, há também questões das áreas biológicas e exatas.

Pais e professores

As primeiras e segundas séries do ensino fundamental terão questões predominantemente abertas e a produção de um texto. As demais responderão questões de múltipla escolha, sendo 30 para o ensino fundamental e 45 para o ensino médio. Todas as séries terão um tema para redação, do tipo narrativo-descritivo para o ensino fundamental, e dissertativo-argumentativo para o médio. Para cada série e período serão aplicadas provas diferentes, mas equivalentes.

Além dos 4,7 milhões de alunos (3 milhões do ensino fundamental e 1,7 do médio) que farão as provas, o processo abrange também os educadores das escolas, que serão responsáveis pela aplicação dos testes. A correção das redações será realizada por professores de Língua Portuguesa. Participam da avaliação 141 mil profissionais da educação, 45 mil pais de alunos e representantes das Associações de Pais e Mestres (APMs), que atuarão como observadores do processo.

Da Educação

M.J.