Educação: São Paulo sedia II Fórum de experiências no Ensino Médio

Evento reúne estados da região sudeste de 3 a 5 de setembro

ter, 03/09/2002 - 18h35 | Do Portal do Governo

O II Fórum Regional de Experiências no Ensino Médio, que termina no próximo dia 5, tem o objetivo de propiciar às escolas um espaço para a divulgação de alternativas de melhoria do ensino ensaiadas nos mais diferentes contextos. Além de criar redes de apoio que ofereçam condições aos profissionais e às escolas para que se ajudem mutuamente, propiciando uma nova concepção curricular para o ensino médio.

Cada estado apresentará cinco experiências bem sucedidas, desenvolvidas por professores e alunos da rede estadual de educação. Representando São Paulo, estão as escolas: E.E. Professora Angélica de Oliveira, de Álvares Machado; E.E. Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, de Jundiaí; E.E. Cardeal Leme, de Espírito Santo do Pinhal; E.E. Genaro Domarco, de Mirassol; e E.E. Osvaldo Aranha, da capital. Estarão participando 30 profissionais de cada Estado e consultores técnicos do MEC.

Fórum

O I Fórum aconteceu no ano passado, com cinco experiências de cada estado. Participaram Bahia, Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo. Nesta edição, participam os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Atualmente, o Fórum está se multiplicando e cabe aos Estados de Santa Catarina, Bahia, Amazonas, Goiás, Pernambuco e São Paulo a organização e o desenvolvimento da programação em cada região.

As experiências cumprem o objetivo do documento elaborado no I Fórum, ou seja, destacar a unidade escolar e as salas de aula como as instâncias essenciais no processo da reforma do ensino, reconhecendo que somente o coletivo escolar, constituído também pelos alunos e comunidade, é capaz de iniciar uma dinâmica que rompe com o estabelecido porque cria a possibilidade de diálogo, de interesse e de apoio mútuo.