Educação: São José do Rio Preto sedia etapa da Olimpíada Colegial de SP

Jogos serão realizados nesta quarta-feira, dia 9

ter, 08/04/2003 - 12h11 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação


A Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto realizou na manhã desta terça-feira, dia 8, a abertura da Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo – Categoria Infantil – com a presença de representantes das Secretarias de Estado da Educação e da Juventude, Esporte e Lazer, bem como de autoridades estaduais e municipais. Os jogos terão início amanhã, dia 9, das 8 h às 18h, nas Escolas Estaduais Monsenhor Gonçalves e Cardeal Leme.

As 33 escolas estaduais inscritas no evento estão representadas por cerca de 1.500 mil alunos presentes, divididos nas categorias Infantil, Mirim, Pré-Mirim e Juvenil. As modalidades dos jogos desenvolvidos são Vôlei, Basquete, Atletismo, Basquetebol, Damas, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez, todas de ambos os sexos nas fases: Diretoria de Ensino, Inter-DEs ou Sub-Regional, Regional e Final Estadual, com exceção da categoria Pré-mirim que começa e termina na Diretoria de Ensino.

O objetivo do evento é valorizar a prática do esporte como espaço de vivência de relações interpessoais que contribuem para a ampliação das oportunidades de exercício da cidadania e incentivar a participação de alunos em atividades esportivas, competitivas como um dos fatores que contribuem para minimizar a violência, proporcionando o desenvolvimento de hábitos favoráveis ao convívio social.

A Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo, instituído pelo Decreto nº 47.699 de 11 de março de 2003 substitui o antigo Campeonato Escolar de Esportes do Estado de São Paulo que acontece desde 1.993. Trata-se seguramente do maior evento de esporte escolar da América Latina. Viabiliza uma competição anual, envolvendo Escolas Estaduais das 89 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, em quatro categorias (Juvenil, Infantil, Mirim e Pré-Mirim) através da participação de alunos pertencentes às turmas de Atividades Curriculares Desportivas-ACD.

Em 2002 os municípios foram envolvidos na Olimpíada com a participação de 4.286 mil escolas, sendo 2.453 na categoria Mirim e 1.833 na Infantil. Do total de 222.012 mil alunos, 131.965 mil eram da categoria Mirim e 90.046 da Infantil.

Próximos etapas

A realização dos próximos jogos da Categoria Infantil, na capital e interior serão divididas por fases: Diretoria de Ensino (Abril/Maio), Sub Regional (Maio), Inter-DEs da Capital (Maio/Junho), Regional (Junho/Agosto), Final Estadual (4 a 14 de Setembro em Jaú), porém algumas Diretorias de Ensino estarão realizando a categoria Juvenil, apenas na fase DE.

Na Categoria Mirim, as inscrições serão na Capital e Interior de São Paulo, do dia 2 a 13 de junho de 2003. As fases serão divididas em Diretoria de Ensino (Junho/Julho/Agosto/Setembro), Sub Regional (Setembro), Inter-DEs da Capital (Setembro/Outubro) e Fase Final (1a quinzena de Novembro em Presidente Wenceslau).

(RK)