Educação: Santos sedia o I Fórum de Educação Física

Evento nesta segunda-feira, dia 24, abordou a volta da disciplina ao ensino fundamental na rede estadual

ter, 25/03/2003 - 11h14 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação


A Diretoria de Ensino da Região de Santos promoveu nesta segunda-feira, dia 24, no Centro de Capacitação Prof. Dr. José Mário Pires Azanha, o I Fórum de Educação Física. O Fórum abordou a volta da inclusão da disciplina de educação física, a partir deste ano, na grade curricular dos alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino.

De acordo com a assistente técnico pedagógica, Mônica Gemignani, o tema do encontro “Construindo caminhos e valorizando a docência”, tinha como objetivo apontar uma nova visão do ensino/aprendizagem da disciplina de Educação Física.

A assistente destaca a educação física como uma área do conhecimento que tem como objetivo de estudo e aplicação o movimento humano. “Através da educação física o professor pode ajudar o aluno no processo de alfabetização corporal, ou seja, pode ajudá-lo na formação do domínio do corpo (equilíbrio)”, acrescenta.

O encontro contou com a participação de mais de setenta professores. A abertura do evento foi marcada por uma dinâmica de grupo que tinha como proposta despertar os professores para a importância do apoio mútuo e da união. Em seguida, alguns temas como Proposta da Educação Física, Avanços e A Educação Física como suporte na alfabetização, foram desenvolvidos junto aos professores.

À tarde, os docentes se reuniram na quadra da unidade escolar que abriga o Centro de Capacitação para participarem de atividades interativas. Segundo a assistente, o intuito de desenvolver a parte prática no evento busca incentivar os professores a criarem jogos cooperativos e recreativos para seus alunos, desenvolvendo a solidariedade e não somente a competição.

A professora Ana Cristina Clemente, que leciona na E.E. Lamia Del Cistia, no Guarujá, afirma que estava afastada da sala de aula e garante que o direcionamento dado durante a capacitação foi muito válido. Ela ressalta ainda a importância do trabalho em conjunto que o professor de educação física deve desenvolver junto com o docente titular de classe (PEB I). “A sintonia entre os dois deve ser constante. A educação física é um componente curricular tão importante quanto qualquer outro, devendo ser valorizada e respeitada”, conclui.

(RK)