Educação: Saiba todas as informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2001

Prova será realizada neste domingo, dia 26

qua, 22/08/2001 - 12h22 | Do Portal do Governo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado no próximo domingo, dia 26. Os principais objetivos deste exame são:

– oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder a sua auto-avaliação com vistas às suas escolhas futuras, tanto em relação ao mercado de trabalho quanto em relação à continuidade de seus estudos;
– estruturar uma avaliação da educação básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos processos de seleção nos diferentes setores do mercado de trabalho;
– estruturar uma avaliação da educação básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médios e ao ensino superior.

·Vantagens da participação no ENEM-2001

– Os estudantes que pretendem prestar o vestibular serão beneficiados com os resultados obtidos no ENEM, uma vez que as principais universidades brasileiras – entre elas USP, UNICAMP, UNESP, PUC/CAMP, PUC/RJ e outras – estarão utilizando os resultados do ENEM nos seus processos de seleção, atribuindo pontos para os candidatos inscritos nestas instituições de ensino superior. A lista, sempre em atualização, das universidades que aderirem ao ENEM, está sendo divulgada pela Internet, no site: www.inep.gov.br/enem

– Os estudantes que pretendem entrar no mercado de trabalho também serão beneficiados com os resultados obtidos nesta prova, uma vez que muitas empresas utilizarão as notas como critério de seleção dos candidatos para suas vagas.
·
Participação no ENEM-2001:

– É de caráter voluntário e destinado aos alunos que estejam concluindo o Ensino Médio no ano 2001 e, também, aos egressos deste nível de ensino, em qualquer de suas modalidades, independentemente da época em que o tenham concluído.
·
Inscrições:

O período das inscrições foi de 16 de abril a 10 de maio de 2001 em qualquer agência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ou via internet;
·
Locais de provas:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC) disponibilizou no site www.inep.gov.br/noticias/news_478.htm a relação dos locais de provas do ENEM / 2001. Os participantes que não receberam o cartão de confirmação de inscrição devem consultar o seu local de prova e o número de inscrição nas agências dos Correios, pelo telefone 0800 616161 ou 0800 560159 (ligação gratuita) ou na internet, no site: www.inep.gov.br/enem.

O participante que não receber ou perder o cartão de inscrição deverá, no dia do exame, comparecer ao local de prova e apresentar um documento de identidade com foto, emitido por um órgão oficial, e o comprovante de inscrição nos Correios ou do pagamento do boleto bancário.
·
Isenção da taxa de inscrição

– os concluintes do Ensino Médio em instituição pública de ensino;
– os concluintes do Ensino Médio na modalidade de educação de jovens e adultos – concluído entre abril de 2000 e abril 2001;
– os egressos desse nível de ensino, mediante declaração de carência firmada por si próprio, quando capaz, ou pelos pais ou responsáveis.
·
Taxa de inscrição:

– R$ 32,00 (trinta e dois reais) para os demais.

·Realização da prova

– Domingo, dia 26 de agosto de 2001, com início às 13 horas e término às 18 horas.
– Horário: Início às 13 horas e término às 18 horas.
– Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados às 12h55, impreterivelmente, não sendo permitida a entrada do inscrito após o horário estipulado.
·
Tipo de prova:

O exame será constituído de uma prova única, contendo 63 (sessenta e três) questões objetivas de múltipla escolha e uma proposta para redação, abrangendo as várias áreas de conhecimento em que se organizam as atividades pedagógicas da escolaridade básica no Brasil. A redação deverá ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
·
Matriz da prova:

O modelo de matriz contempla a indicação das competências e habilidades gerais próprias do cidadão na fase de desenvolvimento cognitivo correspondente ao término da escolaridade básica, associadas aos conteúdos do ensino fundamental e médio, e considera, como referências norteadoras, o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os textos da Reforma do Ensino Médio e as Matrizes Curriculares de Referência para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Envolve cinco competências:

1. Dominar linguagens – dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
2. Compreender fenômenos – construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricos-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
3. Enfrentar situações-problemas – selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
4. Construir argumentações – relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
5. Elaborar propostas – recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Envio dos Boletins Individuais de Resultados

Os participantes receberão o Boletim Individual de Resultados, contendo duas notas, uma para a parte objetiva e a outra para a redação e, ainda, uma interpretação dos resultados obtidos para cada uma das cinco competências avaliadas nas duas partes da prova, de acordo com o modelo estabelecido na Matriz de Competências do ENEM.
·
Divulgação dos resultados globais

– 13 de novembro de 2001.
·
Envio dos Boletins das Escolas

– A partir de janeiro de 2002.