Educação: Robinson Crusoé é destaque da programação do Cine Família

Filme será exibido neste final de semana em cerca de 3.500 escolas

qui, 30/06/2005 - 21h47 | Do Portal do Governo

Cerca de 3.500 escolas da rede pública estadual de São Paulo exibem o filme Robinson Crusoé, neste domingo, dia 3 de julho, às 14 horas. Esta apresentação faz parte do Cine Família, atividade que transforma a rede estadual de Educação em gigantesca rede exibidora de filmes cedidos pela Europa Filme, dentro do programa Escola da Família. O projeto, apontado como fator fundamental para a redução do índice de violência nas Escolas, oferece todo o final de semana atividades culturais, de saúde, lazer e qualficação profissional.

O filme deste domingo, dia 3 de julho, é Robinson Crusoé. Adaptação do clássico conto de Robinson Crusoé, um marinheiro britânico, único sobrevivente de um naufrágio, que é levado pelas águas até uma remota ilha deserta, tem no elenco Pierce Brosnan. A exibição de Robinson Crusoé, assim como as outras atividades desenvolvidas em cada escola, é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Confira outros destaques da programação:
· EE Filomena Scatena Christófano – Alfredo Marcondes – A escola realiza o Projeto Animação, no dia 3 de julho, domingo, envolvendo as seguintes atividades: apresentações artísticas, jogos esportivos, recreação, corte de cabelo, limpeza de pele, aferição de pressão arterial, panificação artesanal e exposição de trabalhos realizados em projetos durante a semana, integrando a escola e a comunidade.
· EE Profº Walter Carrer – São Manoel – O grupo de teatro do Programa Escola da Família apresentará a peça O Circo Atrapalhado, parte do projeto Meio Dia Com a Arte, que acontece no Cine Teatro de São Manuel, no sábado, dia 2 de julho, às 10 horas. O espetáculo mostra toda a magia e a riqueza do circo, a importância do sorriso e das brincadeiras de criança, além de proporcionar ao público uma oficina teatral.
· EE Profº Natalino Fidêncio – Carapicuíba – No dia 2 de julho, sábado, a escola oferece um curso de primeiros socorros ministrado pelo I Agrupamento de Bombeiros de Osasco, das 10h às 12h30. No domingo, dia 3, a equipe do Escola da Família oferece à comunidade uma oficina de confecção de pipas.
· EE Maria de Lourdes – Santo André – Atividades da escola para este fim de semana: escola de futsal infanto-juvenil, brinquedoteca, decoração em unhas, revistoteca, estratégia para desenvolvimento de leitura, recreação esportiva, futsal, vôlei, basquete, sinuca, ping-pong, pebolim, curso de alfabetização (PAI), curso de grafite, curso de informática, curso de capoeira, curso de kung-fu, projeto game SuperAção Jovem, jogos lúdicos, dama, xadrez, jogo da velha, jogos de tabuleiro, corda, jogo de varetas e jogos pedagógicos

SOBRE O PROGRAMA – O Escola da Família, lançado em agosto de 2003, é desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceria com a Unesco, e consiste na abertura das escolas públicas estaduais aos finais de semana. Desde a implantação o projeto já alcançou mais de 100 milhões de participações da comunidade. Conta com mais de 42 mil voluntários, cinco mil educadores estaduais e cerca de 30 mil bolsistas universitários. Redução dos índices de violência e geração de emprego são alguns dos principais resultados obtidos com a iniciativa.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação

F.C.