Educação: Reunião do CONSED discute valorização do Professor

Encontro começa nesta quinta-feira, dia 28

qui, 28/08/2003 - 8h44 | Do Portal do Governo

O fortalecimento do regime de colaboração entre União, Estados e Municípios será um dos temas principais da III Reunião Ordinária do Consed/2003, entre 28 e 30 de agosto, em São Paulo, que terá ainda como atração a realização do seminário internacional O professor faz a diferença. A reunião terá a participação dos Secretários de Educação dos 26 Estados e do Distrito Federal, e de Cristovam Buarque, Ministro da Educação, que falará sobre a proposta de Sistema Nacional de Educação e o Plano Plurianual do MEC – 2004-2007. Também estarão presentes Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, Milú Vilela, presidente do Instituto Faça Parte, e outros representantes de entidades educacionais.

O objetivo do seminário é ressaltar a importância dos docentes nas reformas educacionais, por meio da discussão de temas como reconhecimento e valorização, políticas de formação, condições de trabalho, além de apoiar o fortalecimento de uma cultura de avaliação e auto-avaliação do desempenho dos professores como condição para melhorar o índice de aprendizagem dos alunos.

Jorge Werthein, representante da Unesco no Brasil, e Ana Luiza Machado, diretora da Orealc/Unesco e ex-presidente do Consed, participarão do seminário, que terá também consultores e especialistas nacionais e internacionais que irão apresentar contribuições ao debate referentes ao desenvolvimento profissional e humano dos professores, às condições de trabalho do docente e à avaliação do desempenho e carreira no magistério.

Durante o encontro, será lançado o Selo Escola Solidária 2003, que tem como objetivo identificar as escolas comprometidas com uma educação fundamentada nos ideais de solidariedade, participação e responsabilidade social. O selo é uma iniciativa do Faça Parte em parceria com Consed, Undime, Unesco e MEC.

A III Reunião Ordinária do Consed/2003 também lançará o Prêmio Gestão Escolar 2003, instrumento de mobilização e avaliação das escolas, que tem como objetivo melhorar a gestão e a qualidade do ensino. Implantado em 1998, é uma promoção conjunta de Consed, Undime, Unesco e Fundação Roberto Marinho, com apoio de Unicef, Fundação Ford, Embaixada Americana no Brasil e Conselho Britânico. Destaca-se como iniciativa voltada para fomentar nas escolas uma cultura de auto-avaliação e melhoria contínua.

Serviço:
III Reunião Ordinária Consed/2003
Data: 28, 29 e 30 de agosto
Local: Hotel Transamérica – Av. das Nações Unidas, 18.591 – São Paulo/SP

Mais Informações:
Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação/SP
Telefone – 3218-2061/2062/2063
Assessoria de Comunicação Consed – (61) 322-8759/ 944-7642

O CONSED

O Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, fundado em 1986, é uma associação que congrega os Secretários de Educação dos Estados e do Distrito Federal. Tem como finalidade promover a integração das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, com vistas ao desenvolvimento de uma educação de qualidade. O atual Presidente do Consed é o Professor Gabriel Chalita, Secretário de Estado da Educação de São Paulo, Bacharel em Filosofia e Direito, Mestre em Ciências Sociais, Mestre em Direito, Doutor em Comunicação e Semiótica e Doutor em Direito.