Educação: Rede pública de ensino receberá 7,3 milhões de livros

Até 10 de fevereiro, mais de 5 milhões de alunos terão acesso a títulos didáticos e paradidáticos

ter, 21/01/2003 - 12h24 | Do Portal do Governo

Os professores das escolas públicas de ensino fundamental do Estado de São Paulo escolheram os livros didáticos e paradidáticos constantes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ano letivo de 2003.

Educadores de 10 mil escolas de ensino fundamental das redes estadual, municipal e federal selecionaram 7,3 milhões de livros, destinados a 5,3 milhões de alunos de 1ª a 8ª série, num investimento total de R$ 37 milhões. Essas publicações chegarão às escolas antes do início do ano letivo (na rede municipal dia 6 de fevereiro e na estadual, dia 10).

As editoras participantes venderam os títulos via internet. Os educadores escolheram as obras no site da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br), link PNLD 2003 ou www.lendoeaprendendo.sp.gov.br.

Os livros didáticos adotados no Estado foram avaliados e aprovados pelo Ministério da Educação e os paradidáticos, selecionados por equipe técnica da Secretaria da Educação. Neste ano, ocorrerá a distribuição de um livro por aluno, no mínimo, complementando o estoque existente na escola.

Capacitação dos professores

No mês de setembro, a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, da Secretaria de Estado da Educação, promoveu encontro para educadores. O evento reuniu 10 assistentes técnico-pedagógicos (ATPs), supervisores de ensino das 89 Diretorias de Ensino da rede estadual e técnicos responsáveis pelo PNLD do município de São Paulo.

O objetivo da capacitação foi subsidiar e orientar o processo de escolha dos livros; discutir a importância da articulação entre o projeto pedagógico e a escolha; e refletir sobre a necessidade do desenvolvimento da competência leitora nos alunos. Os ATPs e supervisores de ensino atuaram como multiplicadores, treinando professores das escolas estaduais e municipais das respectivas jurisdições.

Ações de suporte

A Secretaria de Estado da Educação criou o site www.lendoeaprendendo.sp.gov.br que possibilitou a informatização das orientações ligadas ao PNLD para escolas, professores e diretorias regionais de ensino.

O site oferece várias facilidades como cadastro de editoras, inscrição de obras novas de ficção e não ficção, análise e pareceres dos especialistas, on line, para seleção de obras; relação dos títulos (com capa e resenha) para escolha.
O Ministério de Educação doou materiais informativos para orientação dos professores. Além disso, a Secretaria de Estado da Educação elabora manuais com sugestões de atividades a serem aplicadas em sala de aula.

Descentralização

Convênio entre o governo federal e a Secretaria de Estado da Educação possibilitou a descentralização do PNLD, desde 1995, conferindo autonomia a São Paulo para desenvolver e gerir o programa, com a compra e distribuição de livros pela própria secretaria para os alunos do ensino fundamental da rede pública de todo o Estado.

Da Agência Imprensa Oficial
(Fonte: www.educacao.sp.gov.br)

A.M.