Educação: Rede pública de ensino mobiliza-se para o Dia da Saúde na Escola

A aula de conscientização será realizada nesta sexta-feira, dia 15

qua, 13/03/2002 - 20h31 | Do Portal do Governo

Os alunos das 5.600 escolas da rede pública estadual vão ter uma aula diferente nesta sexta-feira, dia 15. Todas as unidades de ensino estarão mobilizadas para tratar de um assunto importante: saúde. Professores, estudantes, pais e membros atuantes da comunidade vão realizar no ‘Dia da Saúde na Escola’ uma série de atividades preventivas e esclarecedoras, que abordarão assuntos urgentes.

A atividade principal do Dia da Saúde na Escola será a campanha de saúde ‘Olho no Olho’ (para as crianças de 1ª série do ensino fundamental) e ‘Quem Ouve Bem, Aprende Melhor’ (para as crianças de 2ª série) para os 529 municípios paulistas com menos de 40 mil habitantes.

Estas campanhas, desenvolvidas pelo Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), detectam problemas visuais e auditivos nos alunos das séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Esta atividade é essencial para garantir as condições de aprendizagem atuais e futuras desses alunos de 7 e 8 anos de idade que estão no início de seus estudos no ensino fundamental.

O Governo do Estado vai, com recursos próprios, atender os estudantes das escolas públicas estaduais e municipais dos municípios paulistas que não eram atingidos pelas campanhas nacionais.

A ampliação do raio de atuação dos programas vai beneficiar cerca de 240 mil alunos, e estima-se que 20% serão atendidos com consultas médicas e cerca de 10%
receberão óculos ou aparelhos auditivos. Esta ação do Governo estadual demandará investimentos de R$ 2 milhões.

Na sexta-feira, pela manhã, será realizada uma teleconferência, transmitida para todas as escolas da rede, com a participação de educadores, médicos e sanitaristas das secretarias de Educação e Saúde.

Eles vão estar à disposição para responder a questões sobre os diversos assuntos a serem abordados no Dia da Saúde na Escola: as campanhas e assuntos como vacinação, sexualidade, preservação do meio ambiente e dengue. A teleconferência será realizada das 9h às 11h15.

A idéia é que também sejam realizadas palestras nas escolas com especialistas na área de saúde. Além disso, as unidades de ensino montarão salas temáticas com exposições de trabalhos, dramatizações e teatro de bonecos, entre outros, para motivar e despertar o interesse e a participação dos alunos. ‘Será um dia de mobilização geral, envolvendo a comunidade na discussão de temas que estão na ordem do dia’ diz a secretária estadual da Educação, Rose Neubauer.

A dengue também será um dos temas deste dia. Estudantes, professores, pais e membros da comunidade receberão informações sobre a doença e como evitá-la. Será uma preparação de toda a rede pública estadual para o ‘Dia Estadual de Combate à Dengue’, que será realizado no próximo dia 23. Neste dia, o Governo do Estado mobilizará toda a sua estrutura para combater o mosquito transmissor da doença.