Educação: Projeto vai levar ao cinema mais de 26 mil alunos da rede estadual

Lançamento será nesta segunda-feira, na Cinemateca Brasileira

seg, 08/08/2005 - 14h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação e a Mapfre Seguros lançam, nesta segunda-feira, 8, na Cinemateca Brasileira, o projeto Cine-educação, que vai levar ao cinema mais de 26 mil crianças e adolescentes de 85 escolas da rede estadual na capital paulista. A meta é, ao longo do projeto, alcançar mais de 2,2 milhões de alunos em todo o Estado.

O Cine-educação é um programa de formação de público para o cinema, que instiga o lado crítico dos alunos e desperta o interesse pelos filmes. O projeto tem três pilares: a seleção de filmes que tratem dos temas cidadania e ética, a capacitação dos professores com palestras, sessões de cinema e apostilas com sugestões de atividades sobre o filme escolhido e a ida dos alunos à sala de cinema.

O primeiro filme a ser trabalhado nas salas de aula é ‘Narradores de Javé’, com Matheus Nachtergaele. Após as capacitações, os professores irão com seus alunos à Cinemateca Brasileira, onde assistirão ao filme. Na seqüência, cada escola tem autonomia para desenvolver um projeto em que professores de várias disciplinas irão interagir nas atividades e, assim, estimular o interesse pelo cinema entre os alunos das séries que mais tenham se identificado com o tema e o roteiro.

As capacitações, organização do material pedagógico e das idas ao cinema ficam a cargo da empresa Via Gutenberg, especializada em gerenciamento de projetos culturais.

Sobre o filme

‘Narradores de Javé’ é dirigido por Eliane Caffé e conta a história dos moradores de uma cidade que, ao saberem que o local será inundado para a construção de uma usina hidrelétrica, decidem preparar um documento que conte todos os fatos históricos do local, como tentativa desesperada de salvar a cidade da destruição.

SERVIÇO

Lançamento do projeto Cine-educação
Data: 8 de agosto de 2005 – Segunda-feira
Horário: 19h
Local: Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino

Secretaria de Estado da Educação