Educação: Projeto social capacitará alunos de Escola Estadual para o mercado de trabalho

Programa será inaugurado nesta sexta-feira, dia 27, às 15 horas

sex, 27/02/2004 - 9h41 | Do Portal do Governo

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação com TMKT Marketing de Relacionamento vai garantir a capacitação profissional de 96 jovens do Ensino Médio regular e de Educação de Jovens e Adultos (antigo supletivo), que estudam na EE Godofredo Furtado, em Pinheiros, zona oeste da Capital.

A TMKT interessou-se pela escola a partir do lançamento do programa Escola da Família. A direção da escola e a empresa, uma das maiores de Call Center do país, desenvolveram o Projeto Escola cujo objetivo é capacitar profissionalmente os estudantes e proporcionar o ingresso no mercado de trabalho.

O curso é composto por cinco núcleos:

·Tecnologia (Informática e Telecom),

·Apresentação Pessoal (postura, atitudes, marketing, finanças e RH),

·Atendimento a clientes, Língua Portuguesa (vícios de linguagem, interpretação de textos e redação),

·Teste vocacional,

·Noções de Telemarketing com Laboratório (Pontos de Atendimento e Produtos).

O conteúdo foi estruturado por monitores contratados pela TMKT, que buscaram na estrutura do SENAC todo o procedimento necessário para que tenha o cronograma ideal para a formação dos novos profissionais.

O início das aulas será em 1º de março. A primeira fase do projeto, já concluída, foi a promoção de reforma e estruturação completa (equipamentos modernos, pontos de atendimento, entre outros) do laboratório de Informática pela empresa parceira, para que os alunos tenham toda a estrutura necessária para a realização do curso.

Como a procura dos estudantes foi grande, os alunos foram selecionados a partir de critérios sócio-econômicos. Eliana Dantas, diretora da escola, relata que “os pais estão entusiasmados com o Projeto Escola porque a proposta direciona o jovem para uma profissão nesse momento de crise econômica”. Ao término do curso, com duração de um ano, os alunos poderão, inclusive, ser contratados pela própria TMKT.

Para Eliana Dantas, a realização do projeto vai ser de extrema importância para a escola, destacando a inclusão dos alunos de Educação de Jovens e Adultos: “São alunos amadurecidos que voltaram a estudar justamente para melhorar sua vida profissional”.

Ela também destaca a melhoria na auto-estima da comunidade escolar e da imagem da escola na vizinhança. Para a diretora, a parceria é uma importante conquista para os alunos: “Vai ser muito gratificante ter a oportunidade de ver nossos alunos capacitados profissionalmente e preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Esperamos que essa parceria possa durar muito anos’, comemora.

Para o presidente da TMKT, Alexandre Jau, é muito importante oferecer ao jovem a chance do primeiro emprego e a área de Call Center é um setor de alta empregabilidade.

As aulas do curso serão realizadas na nova sala de Informática da escola, de segunda e quarta-feira, das 12 às 12h50 para a turma da manhã, e terça e quinta-feira das 18 às 18h50 para os alunos da tarde e noite. Nesta sexta-feira, dia 27, às 15 horas, serão realizadas a inauguração da sala e a apresentação oficial do Projeto Escola.

Inauguração Projeto Escola
Local: Escola Estadual Godofredo Furtado
Endereço: Rua João Moura, 727, Pinheiros.

Mais informações podem ser obtidas na Assessoria de Imprensa da Educação: 3218-2020/2062/2055/8874
V.C.