Educação: Projeto Resenhas Literárias desperta o gosto pela leitura em escola de Itapeva

Alunos deram seus depoimentos sobre a importância da ação

ter, 03/05/2005 - 18h35 | Do Portal do Governo

O Projeto Resenhas Literárias, realizado pela professora Genilda Rodrigues de Almeida Gomes, com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, do período da manhã, da EE Professor José Vasques Ferrari, da Diretoria de Ensino de Itapeva, propõe um trabalho voltado à leitura, aliado aos recursos disponíveis na escola, biblioteca e sala ambiente de informática.

Para ampliar a proposta de trabalho que já é desenvolvida na biblioteca, nas aulas de leitura, com livros diversos, infanto-juvenil, contos, crônicas e clássicos da literatura, tornou-se necessário oferecer outras fontes de leitura mais aprofundadas para serem lidos em casa, já que muitas vezes, o tempo na escola não é suficiente para as leituras dos clássicos.

Esses livros foram indicados pela professora e escolhidos pelos alunos, que levantaram dados dos livros, tais como, nome, autor, editora, personagens, enredo e mensagem.

Aconteceu um seminário onde os alunos apresentaram oralmente o enredo falando da contribuição e enriquecimento que a leitura trouxe para seus conhecimentos. Construíram então, resenhas descritivas e montaram painel para exposição nos corredores da escola, com o objetivo de que outros alunos também se interessassem pela leitura dos mesmos.

Segundo a professora, os alunos melhoraram o rendimento individual e coletivo, a concentração, o comportamento e a interação professor-aluno nos aspectos cognitivos, comunicativos, afetivos e éticos, pois demonstraram interesse, entusiasmo e criatividade.

Objetivos do projeto:
· formar alunos leitores e escritores competentes para sua efetiva participação na cultura letrada,
· despertar o gosto pela leitura e o prazer de criar resenhas e torná-las públicas, transformando a escola através da leitura,
· incentivar o acesso aos livros clássicos,
· trocar idéias, informações, opiniões e conhecimentos,
· pesquisar na Internet vida e obra dos autores,
· desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias, responsáveis, de modo a incentivar os colegas a buscar mais livros na biblioteca escolar.

Para 2º bimestre já está prevista a continuidade do projeto, visto que os resultados foram relevantes pois os alunos leram no 1º bimestre uma média de 2 a 7 livros.

Depoimentos de alguns alunos:

“O projeto teve como objetivo incentivar a leitura proporcionando aos alunos um melhor desempenho em todas as áreas do conhecimento”. Adriana S. Pires

“Ler para mim é tudo, é a base da vida. A escola cobra bem e a vida lá fora cobrará mais ainda. Sem leitura a pessoa não tema base necessária para se expressar”. Marciana Rodrigues Fogaça

“Além de aprofundar no tema leitura, adquiri mais conhecimento. Percebi que lendo, pude saber como eram os hábitos da sociedade no século passado e também compará-los com a atualidade”.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Educação

F.C.