Educação: Projeto Lien Ch’i e Meditação reúne 2.500 pessoas em Jales

Programa tem encontros agendados em outros municípios

ter, 01/11/2005 - 10h05 | Do Portal do Governo

Disciplina mental e concentração. Para alcançar esse estágio de desenvolvimento, em que corpo e mente trabalham juntos e, assim, produzem mais e melhor, cerca de 2.500 pessoas reunidas na cidade de Jales e vindas de regiões vizinhas responderam ao convite para conhecer e praticar Lien Ch’i e Meditação, exercício da medicina tradicional chinesa que vem sendo difundido nas escolas da rede pública de São Paulo. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Educação, pela Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas (CENP), e da Associação Brasileira de Medicina Tradicional Chinesa, que levaram ao evento de sábado, 29, nas dependências do Jales Clube, professores, supervisores, dirigentes de ensino, pais e alunos, orientados pelo médico Jou Eel Jia, presidente da Associação de Medicina Chinesa.

Para a cidade de Jales, ao norte do Estado de São Paulo, na divisa com Mato Grosso, se deslocaram participantes de várias Diretorias de Ensino, vindos de cidades desde o Mirante do Paranapanema , como Andradina, Birigui, Araçatuba, Fernandópolis, Votuporanga, Adamantina, Presidente Prudente, Santo Anastácio e Tupã . Além de reunir os educadores e outras pessoas que compõem o universo escolar, como os alunos e seus pais, o Lien Ch’i atrai também os prefeitos e demais autoridades das cidades envolvidas, como secretários municipais de educação e deputados estaduais e federais. No último sábado, os participantes foram recebidos pela coordenadora da CENP, professora Sônia Maria Silva, mais o presidente da entidade parceira, o médico Jou Eel Jia.

Capacitados 11 mil professores de Educação Física

O evento, que acontece em média duas vezes por mês em uma cidade do Estado, tem início às 10 horas e é encerrado às 17 horas, com vivências de meditação e relaxamento, práticas que dentro do Lien Ch’i vêm sendo difundidas entre os alunos e a comunidade escolar. A iniciativa vem desde 2003 e contemplou, inicialmente, os professores de Educação Física da rede estadual de ensino, tendo capacitado já cerca de 11 mil professores dessa área. Desde julho de 2005, educadores de outras disciplinas, como Artes, Ciências e Biologia, passam pela capacitação para se tornarem multiplicadores desse aprendizado.

O propósito da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas é capacitar todas as áreas para que esses professores difundam a prática nas suas diretorias de ensino. A capacitação é feita durante três dias, em Jundiaí, na Fazenda Spa ChanTao, que recebe 60 educadores por vez, já que não há espaço para abrigar mais pessoas. Em média, são destacados cerca de 10 professores por Diretoria de Ensino, e estes, após a capacitação, estão prontos para mobilizar as suas áreas, nas suas respectivas regiões, para o grande evento como o de Jales.

Novos encontros de Lien Ch’i

Para os meses de novembro e dezembro, em espaços a serem divulgados oportunamente, já estão definidos os encontros de Lien Ch’i e Meditação, nas cidades de:

Ourinhos – 05/11

Caraguatatuba – 12/11

Piraju – 19/11

Piracicaba – 10/12

Desde o início da aplicação do Lien Ch’i e da meditação entre os alunos, vários depoimentos vêm sendo colhidos entre eles e os professores. Dados registrados pela Secretaria de Educação atestam que, entre os alunos que praticam aqueles princípios, houve diminuição de agressividade, aumento de concentração, com reflexos positivos em suas famílias e na comunidade escolar.

Por Vera Souza Dantas, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

C.C.