Educação: Projeto ‘Leitura na Escola’ premia mais de 500 educadores

Premiados vão conhecer Porto Seguro (BA) e Ouro Preto (MG)

sex, 26/03/2004 - 15h51 | Do Portal do Governo

Os vencedores do prêmio ‘Leitura na Escola’ embarcam neste sábado e domingo, dias 27 e 28, para Porto Seguro, na Bahia e Ouro Preto, em Minas Gerais. Duas equipes sorteadas foram contempladas com uma viagem para Portugal. Os sorteados são das Diretorias de Ensino de Jaú, no interior, e Sul 1, na capital, que devem embarcar no próximo dia 6 de abril.

Todos os educadores da rede de ensino estadual puderam concorrer ao prêmio ‘Leitura na Escola’, que foi entregue no dia 4 de dezembro do ano passado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita.

Foram inscritos 674 projetos e destes, 89 foram selecionados. Obedecendo as regras da premiação, cada projeto foi elaborado por uma equipe de seis educadores (professores, coordenadores pedagógicos e diretores das Diretorias de Ensino da Capital e Grande São Paulo e do Interior).

O prêmio é uma realização da Secretaria de Estado da Educação por meio do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem por objetivo incentivar os professores a criar projetos que contribuam efetivamente para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, por meio da otimização do acervo das escolas, como os livros do ‘Leia Mais’, e da utilização de materiais didáticos e equipamentos disponíveis nas escolas.

Serão quatro vôos fretados para as duas regiões selecionadas. Neste sábado, dia 27, cerca de 318 professores embarcarão Porto Seguro com saída pelo aeroporto de Congonhas. No domingo, dia 28, mais 204 educadores sairão do aeroporto Internacional de Guarulhos rumo a Ouro Preto.

O pacote da viagem inclui estadia em hotéis com classificação 4 estrelas, passagem ida e volta, traslados aeroporto/hotel e city tour.

O Diário de Bordo

Para registrar impressões remanescentes desses momentos especiais, a Secretaria entregará a cada futuro viajante um ‘Diário de Bordo’ para que deixe gravado em suas páginas as memórias dos acontecimentos, pensamentos e sentimentos. Os ‘Diários de Bordo’ farão parte de uma exposição sobre o projeto ‘Leitura na Escola’ prevista para ser realizada ainda este ano.

Critérios de seleção

Cada projeto foi analisado por dois avaliadores. A pontuação final representou a média dessas avaliações. Um terceiro julgador apreciou os trabalhos todas às vezes em que ocorreram discrepâncias entre as análises.

Os avaliadores utilizaram como referencial uma planilha com os critérios elaborados pela Secretaria de Estado da Educação. Em essência, os projetos tiveram que representar a expressão de um trabalho sistematizado relacionado à leitura e à produção por parte dos alunos. Para analisá-los, foram levados em consideração os seguintes itens:

  • abrangência do projeto (número de componentes curriculares envolvidos e número de alunos participantes);
  • integração da proposta (articulação entre os objetivos do projeto e as atividades realmente desenvolvidas e articulação entre os componentes curriculares envolvidos);
  • leituras realizadas (número médio de leituras realizadas pelos alunos e aproveitamento dessas leituras);
  • envolvimento da comunidade escolar no desenvolvimento da proposta;
  • o tipo e a qualidade das produções dos alunos (os gêneros textuais produzidos pelos alunos – jornalístico, texto teatral, história em quadrinhos, entre outros e o veículo utilizado);
  • apresentação dos produtos (aspectos estéticos).

    Além desses aspectos, os avaliadores fizeram uma apreciação geral com relação ao conjunto do projeto. As estatísticas ainda estão sendo levantadas, mas de modo geral:

  • envolveram mais de 03 componentes curriculares ( Língua Portuguesa, Arte, História e Biologia) ;
  • os alunos realizaram, no mínimo, 03 leituras com diversidade de gênero, época e escolas literárias;
  • apenas alguns projetos envolveram a comunidade;
  • a produção dos alunos expressa a diversidade das leituras realizadas: poesias, textos dramáticos, artigos de opinião, história em quadrinhos, charges, desenhos, biografias, textos informativos;
  • parte da produção veio registrada em CD, DVD, fitas de vídeo.