Educação: Projeto Escola volta a atender crianças e adolescentes

Parceria entre a EMTU e a concessionária Metra reforça a educação e a segurança no trânsito

ter, 02/08/2005 - 18h40 | Do Portal do Governo

O Projeto Escola, resultado de uma parceria entre a Empresa Metropolitana de Transportes Metropolitanos – EMTU/SP e a Concessionária Metra, operadora do Corredor São Mateus – Jabaquara, volta a receber estudantes após o período de recesso escolar. O programa que é direcionado a alunos de colégios localizados próximos ao Corredor, tem o objetivo disseminar a educação e a segurança no trânsito.

Durante o primeiro semestre deste ano, o Projeto Escola atendeu 4.289 crianças e adolescentes, porém, a estimativa é de que este número chegue a 8.500 até o final de 2005.

O programa que visa difundir os conceitos de educação e segurança no trânsito, por meio de apresentação de peças teatrais dirigidas aos alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. As apresentações ocorrem duas vezes por semana, no auditório da EMTU/SP.

A segurança e a educação no trânsito, no entanto, é uma política antiga da EMTU/SP, adotada desde 1999, quando os técnicos da atual Unidade de informação e Estratégia visitavam as escolas vizinhas ao Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara para apresentações sobre o sistema de transporte e dicas de segurança no corredor. Em 2001 a EMTU/SP aliou-se à Concessionária Metra que inovou o programa com a apresentação das peças teatrais.

Peças

Parada Metrinha

A peça envolve o dia-a-dia no Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara e é representada por artistas amadores que interpretam idosos e pessoas portadoras de deficiência, usufruindo dos benefícios que a legislação garante como o embarque preferencial, assentos reservados e ônibus com tecnologias que facilitam a acessibilidade desses passageiros especiais. O roteiro aborda, ainda, o comportamento inadequado de crianças que brincam no corredor e comprometem a própria segurança, dos usuários e dos operadores do sistema.

Parada Pensar

A peça Parada Pensar também faz parte do programa e é voltada para os adolescentes entre 15 e 17 anos. Retrata a vida de um jovem, futuro motorista, e sua postura de desafio às regras da família e da sociedade. A sua atitude ressalta o pensamento ‘comigo nada acontece’, o que gera um acidente que o deixa inválido.

Este é o principal momento da peça em que o adolescente passa a fazer uma reflexão sobre as suas ações e consequências como dirigir embriagado, não respeitar a sinalização e os fiscais de trânsito, andar de skate no corredor, entre outras infrações.

Assessorias de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos
C.A.