Educação: Projeto Escola Educadora abre as portas do mundo digital para escola da Zona Norte

Iniciativa visa sensibilizar setor privado para que atue como parceiro da escola pública

seg, 21/11/2005 - 10h38 | Do Portal do Governo

A história da Escola Estadual Oscar Blois, no Jaraguá, zona norte da capital, começou a mudar em abril de 2005. Entre os cerca de 100 empresários que aceitaram naquela ocasião o convite do governador do Estado Geraldo Alckmin para conhecer detalhes do projeto Empresa Educadora, no Palácio dos Bandeirantes, estava Antonio Carlos Rego Gil, presidente da CPM, empresa de consultoria e tecnologia.

O convite de Alckmin para as empresas se tornarem parceiras das escolas estaduais era o que faltava. ‘Achei a idéia espetacular. Muitas vezes queremos fazer algo para ajudar, mas não sabemos como’, relembra Gil, que logo convidou seus funcionários para atuarem espontaneamente como voluntários. Dos 2.300 profissionais da CPM , 50 já vestiram literalmente a camisa para levar à escola, que atende 1.200 alunos da 5ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, o mundo mágico e essencial dos computadores.

Investir no amanhã

‘Não é só uma questão de cidadania, mas de investimento no futuro do Brasil’, afirma o empresário. No caso da escola Oscar Blois, isso se traduz em 20 microcomputadores, sendo um por sala de aula (são dez), três na sala dos professores, um na coordenadoria pedagógica, um na diretoria, outro na biblioteca e os demais em pontos estratégicos do prédio, todos com acesso à internet. Sem contar as catracas eletrônicas instaladas na entrada, que permitem controlar com exatidão a entrada e saída dos alunos. Equipamentos que beneficiam, além dos estudantes, 55 professores e 12 funcionários. ‘A escola precisa inovar, e pra isso, depende de parcerias. É o caso da união com a CPM, que vem realizar o sonho dos alunos de ter aulas mais interessantes, com mais recursos, e que pudessem incluí-los digitalmente’, comemora a diretora, Fátima Claret.

Escola que evolui com a vida

‘Nós queremos uma escola que pratique um currículo ligado com a vida, com a evolução do mundo’, revelou a chefe do Deptº de parcerias da FDE, Ana Maria Stuginski, durante o lançamento do programa na Escola Estadual Oscar Blois. André Bueno, que junto com Denise Mari representou a coordenadora da COGSP, Edna Matos, explicou que ‘iniciativas como essas vão engrandecer e aperfeiçoar a qualidade do ensino no Estado de São Paulo’. A responsável pela Diretoria de Ensino Norte 1 também elogiou a iniciativa. ‘Esta é mais uma parceria para aprimorar nosso conhecimento, e valorizar a escola pública’.

Com a palavra, os beneficiados

‘Foi uma ótima iniciativa. A qualidade do ensino vai aumentar muito porque os professores vão ter novos meios para dar aulas. A informação virá mais rápido para nós’, vibra o aluno Davis Aquino, de 16 anos, que cursa o segundo ano do ensino médio. Samuel de Oliveira Bastos, de 17 anos, aluno do 3º ano, garante que o computador chegou para transformar o dia a dia em sala de aula. ‘A partir do momento em que você mexe com o micro, o mundo passa a ser visto de outra forma’.

O que é Empresa Educadora

A empresa interessada em participar do Programa Empresa Educadora escolhe uma escola na sua região e se dispõe a investir na unidade, seja em recursos financeiros ou humanos, desde manutenção predial, limpeza, merenda, uniformes, livros e materiais pedagógicos, assistência médica e odontológica até capacitação de professores, diretores e funcionários. Isso pode ser feito diretamente pela empresa ou por meio de organização não-governamental, associação ou fundação.

‘Não existe um valor mínimo para o investimento, e os recursos são repassados diretamente para a Associação de Pais e Mestres (APM) da escola que, em conjunto com a empresa, decide a prioridade, de acordo com as diretrizes educacionais da Secretaria. Após um ano de realização do Projeto, a empresa recebe o Selo Empresa Educadora, outorgado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que permitirá seu reconhecimento como uma instituição ativa e socialmente responsável’, explica o diretor-executivo da FDE, Miguel Haddad.

O acordo entre a escola e a empresa educadora é firmado formalmente, tendo em vista os procedimentos legais previstos na Resolução SE nº 24, de 05/04/2005.

Para participar do Programa Empresa Educadora, basta entrar em contato com a Gerência de Fortalecimento Institucional e Parcerias da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), pelo telefone (11) 3327-4247 ou e-mail empresaeducadora@fde.sp.gov.br.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

C.C.