Educação: Projeto Escola da Família se estende a mais duas escolas rurais em Itapeva

Alunos ganham opções de lazer como filmes em vídeo, leituras diversas, esportes e música

seg, 08/11/2004 - 13h01 | Do Portal do Governo

As escolas rurais Professor Gerson Barros Margarido e Professor Silvério Monteiro, no município de Itapeva, foram integradas ao projeto Escola da Família. No último sábado, dia 6, cada escola realizou cerimônia de abertura do programa. Os dois estabelecimentos atendem cerca de 400 alunos.

A coordenação do programa pretende incorporar mais escolas rurais para dar oportunidade aos filhos de sitiantes. Os municípios de Itapeva, Ribeirão Grande e Capão Bonito, juntos, somam quatro escolas rurais com o Programa obtendo resultados positivos e frequência alta.

As escolas escolhidas ficam a cerca de 30 quilômetros da cidade e os alunos conhecerão outros métodos de aprender. O único ponto de lazer na região é um campo de futebol. Agora eles poderão ver filmes em vídeo, ter acesso a diversas leituras, esportes e música.

A Diretoria de Ensino ressaltou que professores de Itapeva trabalharão como voluntários no programa para ter a satisfação de levar mais conhecimento aos filhos da zona rural.

Na EE Prof. Silvério Monteiro, a programação contou com apresentação de danças folclóricas regionais, capoeira, música e dança pela comunidade do bairro. Alunos do Ensino Médio da EE Profª Célia Vasques Ferrari, fizeram uma participação especial com o grupo mirim de capoeira e dança.

Na EE Professor Gerson Barros Margarido, a programação teve início às 14 horas, com a participação de alunos na apresentação de números musicais e convidados especiais do Programa Escola da Família das escolas de Taquarivaí, a EE Profª Célia Vasques Ferrari, e de Itapeva, EE Profª Zulmira de Oliveira, com o número de capoeira e dança de rua. Grupos folclóricos de Catira (comunidade do Bairro Formiga) e danças gaúchas (do município de Itapeva) também se apresentaram.

O evento contou com a presença do dirigente regional de ensino, prof. Delvi Ferreira Alexandre, o supervisor de ensino, Márcio Nunes da Cruz, o assistente técnico pedagógico do Programa Escola da Família, Edson José Coelho de Oliveira, as diretoras das unidades escolares, funcionários da Diretoria de Ensino, professores, autoridades locais e convidados.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação
Por Luciane Salles

(LRK)