Educação: Projeto ‘Escola da Família Desce a Serra’ leva jovens carentes à praia

Objetivo é promover a integração e a troca de experiências

sex, 18/11/2005 - 14h02 | Do Portal do Governo

A Diretoria de Ensino- Região Centro, em São Paulo, levará a Santos no próximo domingo, dia 20, um grupo composto por 18 jovens, de 11 a 14 anos de idade, freqüentadores das atividades do Programa Escola da Família na EE Joaquim Leme do Prado, localizada no bairro Imirim, uma região carente de São Paulo, para um passeio diferente. A iniciativa contempla o projeto ‘Escola da Família Desce a Serra’.

A idéia de desenvolver o projeto surgiu após o relato de alguns participantes do Programa Escola da Família sobre a vontade que eles tinham de conhecer o mar. O depoimento de que o mar estava distante da realidade desses jovens, sendo visto apenas por meio da televisão sensibilizou a equipe de fortalecimento do programa na unidade escolar.

O objetivo do projeto é promover a integração e a troca de experiências entre os educadores e os diferentes públicos participantes do programa na capital e no litoral. O projeto também possibilitará a realização do sonho desses jovens: conhecer o mar.

A chegada a Santos está prevista para as 9 horas, com destino ao Estádio Urbano Caldeira, do Santos Futebol Clube, na Vila Belmiro. Em seguida os visitantes serão recepcionados pelos educadores e comunidade da EE Ruy Ribeiro Couto, no Boqueirão, onde participarão de um almoço de confraternização, às 12 horas. Por último, o itinerário inclui a tão esperada visita à praia, por volta das 14h30, se estendendo durante todo o período da tarde. O retorno ocorrerá por volta das 17 horas.

Sobre o Escola da Família

O Programa Escola da Família é uma realização da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Unesco, Instituto Ayrton Senna, Instituto Faça Parte – Brasil Voluntário e mais 307 instituições de ensino superior conveniadas.

Lançado em agosto de 2003, o objetivo do Escola da Família é abrir as portas das escolas estaduais (5.306 no Estado) aos finais de semana oferecendo atividades de cultura, esporte, saúde e qualificação profissional para alunos, pais, professores e comunidade do entorno escolar. Um espaço público que ficava fechado aos sábados e domingos tornou-se útil e acolhedor também fora dos dias de aula.

Serviço

Data: 20/11/05- Domingo
Horário: Das 9 às 17 horas
Local: 9 horas- Vila Belmiro- Estádio Urbano Caldeira 12 às 14h30- Visita e almoço na EE Ruy Ribeiro Couto- Rua Voluntário Santista, s/nº- Boqueirão 14h30 às 17 horas- Praia (em frente a Ilha de Conveniência no Boqueirão) e realização de atividades recreativas

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

J.C.