Educação: Projeto Circuito Gestão capacita educadores

O projeto foi lançado em setembro de 2000 e, além de capacitar os educadores, injeta recursos nos municípios participantes

qui, 12/09/2002 - 18h46 | Do Portal do Governo

Capacitar diretores de escolas, supervisores de ensino, assistentes pedagógicos das diretorias de ensino, professores-coordenadores e vice-diretores é o objetivo do Projeto Circuito Gestão. Portaria nesse sentido está sendo publicada nesta quinta-feira, na página 20 do Diário Oficial do Estado, Seção I, Poder Executivo, pela diretoria de ensino de Capivari. A reciclagem será realizada no Pólo Botucatu, onde um primeiro grupo já fez seu treinamento. A nova turma fará sua capacitação no dia 23.

O projeto foi lançado em setembro de 2000 e, além de capacitar os educadores, injeta recursos nos municípios participantes. O Circuito possui um pólo central em Botucatu e sete pólos regionais nas cidades de Monte Aprazível, Bebedouro, Porto Ferreira, São Vicente, Santa Cruz do Rio Pardo, Osvaldo Cruz, Registro e Ilha Solteira.

Qualidade de ensino

O Circuito Gestão divide-se em módulos, com 20 horas-aula cada um. O primeiro, Gestão de Pessoas, foi desenvolvido pelo Instituto de Organização Racional do Trabalho (Idort). O Alavancando o Sucesso da Escola refere-se ao módulo 5 do programa, também com o intuito de capacitar os educadores para melhorar o desempenho da escola e a qualidade de ensino.

O Programa Aprendendo Sempre objetiva treinar professores, professores-coordenadores e assistentes-técnicos pedagógicos para os trabalhos dentro dos projetos de Recuperação de Ciclo e Classes de Aceleração. O programa oferece suporte para melhorar o rendimento de alunos do ensino fundamental (1a a 4a série, ciclo I) com defasagem idade-série em classes específicas nas escolas estaduais.

Situação atual

O projeto, que recebeu o prêmio Criança e Paz do Unicef, já havia atendido, até o ano passado, 177 mil alunos no ciclo I e 144 mil no ciclo II.
Neste ano, o material pedagógico do projeto está sendo utilizado em classes de recuperação de ciclo I por mais de 50 mil alunos das redes estadual e municipal.

O material que subsidia o projeto no ciclo II, Ensinar e Aprender, já foi irradiado para as classes de educação de jovens e adultos, e para as classes de recuperação de ciclo II, juntamente com as ações de capacitação dos professores.

O sucesso das Classes de Aceleração levou a Secretaria a ampliar a utilização desta metodologia para recuperar os ciclos, permitindo que, durante o período de um ano, o aluno trabalhe mais intensamente os conteúdos nos quais apresenta maiores dificuldades.

Como desde 1997 as matrículas para o ensino médio podem ser feitas por disciplina, estudantes retidos na 8ª série poderão cursar algumas do ciclo seguinte, recuperando-se nas demais matérias, em classes de aceleração. A única exceção é para Português.

Lúcia Alamino
Da Agência Imprensa Oficial