Educação: Programa pretende integrar saúde, meio ambiente e qualidade de vida

Lançamento será no próximo sábado, dia 3, no Parque da Juventude

sex, 02/09/2005 - 15h15 | Do Portal do Governo

Dividir experiências bem sucedidas nas áreas de saúde e meio ambiente e incentivar novas ações e valores que estimulem a qualidade de vida. Estas são as principais metas do Programa A Saúde Começa na Educação, que será lançado neste sábado, dia 3, no Parque da Juventude, a partir das 9 horas da manhã.

Os três principais pontos da iniciativa vão trabalhar temas como: Educação Preventiva e Promoção da Saúde, Educação Ambiental e Saúde, Equilíbrio e Qualidade de Vida.

A idéia do programa é incentivar a adoção de modelo de saúde que integre os aspectos orgânicos, psíquicos, sócio-culturais e ambientais, favorecer a compreensão de que os conteúdos de saúde devem ser incluídos nas diferentes áreas curriculares, valorizar a promoção da saúde na escola para todos os que estudam e trabalham na unidade, e facilitar a compreensão de que o desenvolvimento da auto-estima e da autonomia pessoal é fundamental para a promoção da saúde.

Outros objetivos são: destacar a importância do desenvolvimento de estilos saudáveis de vida como opção viável e atraente para a prática de ações que promovam a saúde, e oferecer formação continuada em Educação para a Saúde com participação de educadores que possam contribuir para criar o projeto pedagógico da escola, de acordo com a realidade local ou regional.

Programação do lançamento

Estão previstas apresentações de práticas físicas como Lien-Ch’i e Meditação; e exposição de projetos escolares desenvolvidos pelas escolas estaduais localizadas na Capital e também na Grande São Paulo.

Sobre o Lien Ch’i

O Lien Ch’i (exercício da energia) é uma prática terapêutica corporal que trabalha com meditação e respiração onde são reproduzidos alguns movimentos de animais como a cegonha, o dragão e a tartaruga.

Este trabalho trata dois aspectos importantes: o Qi (energia) e a respiração, fundamentais neste tipo de prática corporal terapêutica. Além de aulas teóricas sobre o conceito e filosofia da Medicina Tradicional Chinesa, os professores treinam 8 movimentos do Lien Ch’i.

Os chineses acreditam que, ao imitar os bichos, os praticantes incorporam suas características e conseguem liberar a energia vital que deve circular livremente pelo organismo para que as funções físicas e mentais permaneçam em equilíbrio.

Outras ações

O Programa A Saúde Começa na Educação reúne várias práticas e ações em andamento na rede estadual que tratam de assuntos ligados à saúde. São elas: Prevenção também se ensina; Tá na Roda – uma Conversa sobre Drogas, Saúde Bucal, Dengue, Agita Galera, Estilo de Vida Saudável, Água hoje e sempre: consumo sustentável e Caminhos para o Mar.

Outros assuntos da área de saúde e meio ambiente, desenvolvidos nas escolas, também serão apresentados, assim como as ações sobre estes temas, realizadas no Programa Escola da Família.

Projetos locais

Cada Diretoria de Ensino terá a oportunidade de apresentar até três projetos de temas diferentes. Elas também terão à disposição painéis para apresentar seus trabalhos, além de palco para apresentações de teatro e música.

Serviço

Lançamento do Programa A Saúde começa na Educação

Data: 03.09.2005
Local: Parque da Juventude
Av. General Ataliba Leonel, 656 – Carandiru
Horário: 9 às 14 horas

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

J.C.