Educação: Programa Letra e Vida da Educação amplia universo cultural dos educadores

Programa é destinado a professores que ensinam a ler e a escrever no ensino fundamental

seg, 07/07/2003 - 16h57 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação realizou a primeira fase dos encontros referentes ao Programa Letra e Vida de formação de professores alfabetizadores.

A etapa inicial envolve quatro núcleos da capital e da Grande São Paulo e 13 Diretorias de Ensino: Leste 1, Suzano (incluindo Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes), Osasco (Carapicuíba, Itapecerica da Serra, Caieiras, Taboão da Serra e Itapevi) e Santo André (São Bernardo do Campo e Mauá).

O programa é discutido e apresentado aos professores durante os encontros de capacitação, possibilitando o desenvolvimento de competências para alfabetizar. Os futuros coordenadores receberão modelo de formação de qualidade e alternativo ao convencional, baseado em estratégias de resolução de problemas, tematização da prática, trabalho em colaboração e uso da leitura e escrita, com discussões sobre as concepções de alfabetização.

Célia Regina Peixoto dos Santos, professora de Osasco, explica que o material vem sendo colocado com clareza aos participantes, contribuindo para uma mudança na didática da alfabetização.

Letra e Vida

O programa é destinado a professores que ensinam a ler e a escrever no ensino fundamental e tem por objetivo:

  • melhorar resultados da alfabetização no sistema de ensino estadual.
  • contribuir para a mudança de paradigma quanto à metodologia de formação de professores.
  • ampliar o universo cultural dos educadores, formando profissionais capazes de desenvolver a formação continuada de alfabetizadores.

    Da Assessoria da Secretaria da Educação
    -C.M.-