Educação: Programa Jovem Protagonista vai levar 240 mil alunos ao teatro

Programação prevê apresentação de 24 peças teatrais entre abril e junho

ter, 12/03/2002 - 11h26 | Do Portal do Governo

Alunos de 3º ano do ensino médio da rede pública estadual terão a oportunidade de assistir, entre abril e junho próximos, a 24 peças teatrais, selecionadas por uma comissão formada por membros da Secretaria de Estado da Educação, Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (Apetesp), Cooperativa Paulista de Teatro e Associação Paulista de Críticos de Arte. A iniciativa faz parte do Programa Jovem Protagonista, projeto lançado no ano passado pelo Governo do Estado que visa dar acesso aos estudantes a atividades culturais.

Das 24 peças escolhidas, 15 serão encenadas na Grande São Paulo e nove no interior. Foram selecionados os espetáculos que permitem aos professores o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos em sala de aula. As escolas da capital e região poderão escolher, por meio do site da Secretaria de Estado da Educação (www.educacao.sp.gov.br), as peças que desejam assistir. Já no interior, será uma peça para cada uma das nove regiões definidas pela coordenação do projeto.

A cota de ingressos está relacionada à quantidade de alunos no 3º ano do ensino médio que cada escola possui. Serão distribuídos aproximadamente 80 mil ingressos na capital e região metropolitana (quatro mil por peça) e 180 mil no interior (20 mil por peça), beneficiando 240 mil alunos.

No site da Secretaria (ícone Jovem Protagonista), além de conteúdo sobre as peças, as escolas com ensino médio no Estado terão à disposição dicas de trabalhos pedagógicos que poderão ser desenvolvidos em sala de aula. Além disso, haverá no site informações para a realização de um espetáculo, para estimular a formação de grupos de teatro nas escolas, além de links para endereços relacionados ao mundo teatral.

Os estudantes das escolas terão à disposição ainda manuais de apoio para as peças

Os espetáculos escolhidos para a Grande São Paulo foram: Bartolomeu, que será que nele deu? (drama/musical), Em moeda corrente do País (comédia), A Comédia do Trabalho (comédia), A Estrela da Manhã (drama), A Farsa de Inês Pereira e do Escudeiro (comédia), A que Ponto Chegamos (drama), Estranho Amor (drama), Homens de Papel (drama), Mesteclé (comédia), O Chá de Alice (lírico/musical), O Coronel dos Coronéis (comédia popular), Rose-Rose (drama), Sabiá (drama), Suburbia (musical) e Uma Vida no Teatro (comédia).

Para o interior, as peças selecionadas foram: A Estranha Vida de Hilletje Jans (drama), A Luz dos Olhos Meus (drama), Almannaco Bananére (musical), Cachorro (drama), Itinerário de Pasárgada (tragicomédia musical) Macbeth (drama), Novas Diretrizes em Tempo de Paz (drama), Orpheu – O Guardador de Rebanhos (literário) e Quinhentas Vozes (drama).

Além de ações como “Escola vai ao Teatro” e “Teatro vai à Escola”, o Programa Jovem Protagonista também proporciona outras atividades artísticas para os jovens da rede pública estadual, como o Festival Estudantil de Bandas e Fanfarras. “O Jovem Protagonista pretende proporcionar aos estudantes uma imersão no universo cultural brasileiro e fomentar os setores musical e teatral”, diz a secretária estadual da Educação, Rose Neubauer.