Educação: Programa Escola da Família prorroga inscrições para universitários/bolsistas

Inscrições agora vão até o dia 20 de janeiro

sex, 16/01/2004 - 8h26 | Do Portal do Governo

Mais de 29 mil universitários já se inscreveram para se candidatar às bolsas de estudo oferecidas pelo Programa Escola da Família. Diante da grande procura, o prazo para a inscrição, que a princípio terminava no próximo dia 16, será prorrogado até 20 de janeiro.

Lazer, esporte, cultura, artes e qualificação profissional fazem parte do calendário de atividades das escolas estaduais nos fins de semana. A partir do resultado alcançado nos primeiros meses de funcionamento, o programa Escola da Família já é considerado sucesso não apenas por estudantes e educadores, mas também pelas comunidades que buscam diversão, conhecimento e lazer onde vivem.

O programa cativa a população pela sua amplitude, aproxima os alunos da direção da escola e dos professores, além de proporcionar aos estudantes universitários, oriundos de escolas públicas estaduais, a oportunidade de conquistar bolsas de estudo integral em curso superior. De agosto a dezembro de 2003, mais de 10 milhões de crianças, adolescentes, pais e idosos participaram das atividades.

As inscrições para novos bolsistas deverão ser feitas através do site www.escoladafamilia.sp.gov.br.

Para se candidatar é necessário que o universitário tenha estudado pelo menos os três anos do Ensino Médio em escola estadual paulista e que seja aluno de uma faculdade conveniada ao Programa. Os estudantes interessados deverão entregar seus documentos comprobatórios nas Diretorias de Ensino no mesmo período das inscrições. Os mais de 9 mil bolsistas já contemplados, e que estão atuando no Programa Escola da Família desde o seu início (agosto de 2003), terão suas inscrições renovadas automaticamente.

Com a abertura das inscrições para novas bolsas em 2004, a Secretaria de Estado da Educação pretende preencher as 25 mil bolsas destinadas ao programa. Os universitários trabalham 16 horas semanais, sendo 8 horas aos sábados e outras 8 aos domingos.

Duzentos e trinta e quatro instituições de ensino superior já firmaram parceria com a Secretaria em 2004, e o número deve aumentar, já que o prazo para fechamento de parcerias vai até o final de janeiro.

Hoje, mais de 5 mil escolas estaduais espalhadas por todo o Estado abrem suas portas à comunidade nos finais de semana.

Para o desenvolvimento do programa, cada escola conta com um educador profissional, uma equipe de voluntários e universitários bolsistas atuantes em todo o Estado. Com as bolsas concedidas pela Secretaria da Educação, em convênio com as faculdades e universidades particulares, a mensalidade do estudante é totalmente quitada. A Secretaria oferece 50% do valor das mensalidades, limitando o valor a um teto máximo de R$ 267,00, e as universidades complementam os 100%.

Vale lembrar que qualquer pessoa da comunidade pode ter acesso às atividades e cursos desenvolvidos nas unidades escolares, basta ficar atento à programação e calendário de inscrição para as oficinas (artesanato, curso de línguas, culinária, dança, ginástica).

As escolas estaduais estão com seus portões abertos nas férias, durante os fins de semana. Dúvidas podem ser esclarecidas na Central de Atendimento: 0800 – 7700012.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

M.J.