Educação: Programa Escola da Família discute a convivência com pais e alunos

Principal objetivo do evento foi formar multiplicadores

qui, 11/03/2004 - 17h33 | Do Portal do Governo

Diretores, assistentes técnico-pedagógicos e supervisores do programa Escola da Família passaram por um trabalho de capacitação nesta quarta, dia 10. Eles discutiram como a escola pode ser um importante espaço para a prática da convivência em todos os dias da semana, com ou sem aulas.

O encontro foi dirigido pelas autoras da Série “Aprendendo a Com-Viver”, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins. A capacitação é o resultado de uma parceria estabelecida entre a Editora Moderna e o Programa Escola da Família.

O principal objetivo do evento foi formar multiplicadores, colocando em discussão assuntos como convívio social, ética e cidadania. O grupo debateu a questão da moral usando como referência as diferentes fases de vida do indivíduo. O trabalho foi baseado em seis estágios descritos pelo Filósofo Lawrence Kohlberg e estimulou os participantes à uma dinâmica extremamente rica.

A Editora Moderna presenteou os educadores com todos os livros da série “Aprendendo a Com-Viver”. A autora Maria Lúcia exaltou o programa: “Elogio a iniciativa do governo de criar o programa Escola da Família, pois sair da sala de aula – que é um confinamento – para um ambiente aberto estimula a convivência”.

Já Maria Helena acredita na importância do fortalecimento da própria comunidade: “Com o programa Escola da Família, a comunidade pode compartilhar seus desejos e necessidades, fortalecendo, assim, suas características morais.”

Thaís Liberato
Da Secretaria da Educação