Educação: Programa Escola da Família contribui para redução de furtos e roubos em escolas

Após um ano de vigência do projeto, ocorrências policiais diminuíram 16% dentro dos estabelecimentos

ter, 04/01/2005 - 9h29 | Do Portal do Governo

Nem cerca elétrica, nem segurança de plantão, nem cães de guarda. Foi o Programa Escola da Família que ajudou a derrubar em 16% as ocorrências policiais dentro das escolas. Após um ano de vigência do projeto, as invasões caíram 38%, os arrombamentos e roubos foram reduzidos em 31% e as pichações sofreram queda de 7%.

A estatística, elaborada em São Paulo pela Secretaria de Estado da Educação, mostra que a abertura das escolas públicas nos fins de semana atingiu o objetivo de manter os estudantes ocupados e longe da criminalidade.

“Em Bauru, o número (de queda nas ocorrências policiais) pode ser ainda maior. O Programa Escola da Família prevê a realização de ações socioeducativas com o intuito de ampliar os horizontes culturais, atraindo jovens e suas famílias para um espaço voltado à prática da cidadania”, reitera o assistente técnico pedagógico do programa, Samir Faht.

De acordo com ele, 35 mil pessoas já participaram do projeto nas 79 escolas, situadas em Bauru e região, coordenadas pela diretoria regional de ensino. Uma das participantes é Karina Guilherme Gregório, estudante da 7ª série da Escola Estadual Marta Aparecida Barbosa.

“As pessoas viam a escola apenas como um lugar para estudar. Era chato. Agora nós nos encontramos para fazer outras coisas legais”, comenta a garota, que ensaia coreografias para apresentações de street dance. Já Maycoll Parrela, que cursa a 7ª série na escola estadual João Pedro Fernandes, freqüenta o programa para fazer esporte. “Fiz várias amizades. A turma ficou mais unida”, conta a mãe dele, Miriam Lopes, que dá aula de biscuí.

O Programa Escola da Família inclui também atividades de qualificação para o trabalho e formação de multiplicadores para ações preventivas na área da saúde.

“Todos os programas que promovem o encontro da comunidade dentro e fora da escola contribuem (para a integração social e redução na incidência de ocorrências policiais). Não sei de números (estatísticos), mas principalmente no Interior, onde a comunidade é mais próxima, o retorno é imediato”, conclui o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, capitão Benedito Roberto Meira.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

(LRK)