Educação: Programa Escola da Família chega a 100 milhões de participações em menos de dois anos

Comemoração pela marca atingida começou neste fim de semana, na Baixada Santista

seg, 23/05/2005 - 10h34 | Do Portal do Governo

A marca de 100 milhões de participações no programa Escola da Família começou a ser comemorada neste domingo, 22 de maio, na Escola Estadual Neves Prado Monteiro, em Santos, com a presença do secretário-adjunto da Educação, Paulo Alexandre Barbosa. As comemorações na Baixada Santista também chegaram à Escola Estadual Reynaldo Kuntz Busch, na Praia Grande.

Implementar o Escola da Família nos municípios. Esse é o grande desafio do programa no ano de 2005, de acordo com o secretário-adjunto. ‘O governador Geraldo Alckmin anunciou a integração das escolas municipais ao programa no Fórum Governo Educador, realizado em março, na capital. O convite foi estendido a todos os representantes das cidades que estiveram presentes’, destacou. Segundo Barbosa, no convênio a ser firmado, Estado e Prefeitura serão responsáveis por metade da bolsa do universitário, até o teto de R$ 270, ou seja, o Estado custeará 25% e as prefeituras municipais ficarão responsáveis por mais 25% e o restante (50%) será complementado pela instituição de ensino superior conveniada. ‘Nossa expectativa é de que mais 15 mil novas vagas sejam disponibilizadas aos universitários pelos municípíos por meio do Escola da Família’, prevê Barbosa.

Na Baixada, estão cadastrados no programa os municípios de Santos, Guarujá, Bertioga, São Vicente, Itanhaém e Peruíbe que, juntos, são responsáveis por 20.819 atividades aplicadas, tendo contribuído com R$ 3,5 milhões de participantes desde o início do programa, em agosto de 2003.

Durante a comemoração, foram prestadas homenagens aos profissionais que se destacaram pelo envolvimento com o programa. Policiais militares com atuação no Proerd, programa de prevenção a drogas e violência, e representantes de oito escolas da Baixada Santista com maior volume de participações foram homenageados.

O Programa Escola da Família avançou em público e qualidade. O número de oficinas aumentou, assim como o número de voluntários, que foram convidados a conhecê-lo, formando, hoje em todo o Estado, um batalhão de 42 mil pessoas. ‘Esse avanço se deve à idéia de que as comunidades fortalecem essa parceria e sonharam juntas, tornando o programa uma realidade. Todos entenderam que é um processo que se faz na relação com o outro. O programa é um depoimento vivo e constante’, concluiu Cristina Codeiro, coordenadora estadual do programa.

A dirigente regional de Ensino de Santos, Maria Lúcia Ferreira dos Santos, fez uma avaliação positiva dos resultados do programa. ‘O Escola da Família conseguiu atrair a família para a escola. A unidade escolar é um lugar propício para troca de experiências. É emocionante observar o filho ajudando o pai a aprender um ofício e vice-versa. Temos muito a comemorar’, finalizou a dirigente.

Após a cerimônia de abertura, o secretário-adjunto inaugurou na escola a Praça de Leitura Espaço Cultural Silvia Marques Mota, nome conferido em reconhecimento a uma dedicada inspetora de alunos que trabalhou na escola por mais de 20 anos. O espaço fica ao lado da biblioteca. O objetivo é que os alunos retirem emprestados os livros da biblioteca e os utilizem no espaço para a leitura. Durante a visita, o secretário adjunto constatou a evolução na qualidade das atividades que ocorriam simultaneamente ao evento, como as oficinas de artesanato, de pintura em tecido e o desenho minucioso do mangá. Alunas se produziram num espaço montado para a oficina de beleza. Dentro das atividades esportivas, artes marciais de um lado, balé e jazz do outro. E, na cozinha, o trabalho intenso da Padaria Artesanal.

As comemorações pela marca dos 100 milhões devem acontecer em outras regiões do Estado, no interior e na capital.

Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa

Por Luciane Salles e Renata Ferrarezi