Educação: Programa de Formação de Professores lança livro sobre a capacitação de educadores

Coletânea reúne 12 artigos de diferentes áreas do conhecimento

sex, 25/11/2005 - 9h21 | Do Portal do Governo

O da Universidade Cidade de São Paulo acaba de lançar o livro ‘Formando professores – O diálogo teoria-prática na Educação Básica’, pela editora Casa do Novo Autor. A obra é composta por artigos de docentes do Programa, das diferentes áreas do conhecimento (Matemática, Biologia, Educação Física, História, Pedagogia e Letras).

Segundo a professora Isilda Lozano Perez, coordenadora da edição, um dos objetivos da publicação é destacar que ‘a prática dos professores em sala de aula é iluminada pela teoria que a sustenta’. Essa relação começa na educação básica.

A idéia da coletânea nasceu,em 2003, no projeto Teia do Saber, desenvol­vido pelo Programa de Formação de Professores da Universidade Cidade de S.Paulo – que capacitou 500 professores de Educação Básica da região leste, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

O livro é resultado da articulação entre a prática cotiana do ensino, a pesquisa e a extensão do conhecimento, ‘quando levamos nossos alunos a aprofundar a busca por novas informações, até mesmo fora da sala de aula’, explica Lozano Perez.

Segundo a coordenadora do projeto editorial, há idéias para uma próxima publicação. Para ela, as publicações têm um papel importante na formação dos professores que estão sendo capacitados.

‘Queremos mostrar que acreditamos no que ensinamos. Queremos mostrar que a pesquisa científica é importante e que o trabalho dos professores não se esgota na sala de aula. E, acima de tudo, queremos mostrar aos nossos alunos que somos, assumidamente, formadores de professores’, conclui a professora Lozano Perez. O Programa de Formação de Professores é coordenado pela professora Maria Heloísa Aguiar da Silva, uma das autoras.

Secretaria da Educação

J.C.