Educação: Programa de Bolsa Mestrado para Professores é ampliado

Programa beneficiou 777 professores até o fim do ano passado

ter, 18/01/2005 - 12h49 | Do Portal do Governo

Na segunda-feira, dia 17, foi assinada pelo governador Geraldo Alckmin a autorização para que 100 professores da rede pública estadual acompanhem curso de mestrado na Universidade de Londres, dentro do Programa Bolsa-Mestrado em Educação.

O Governo do Estado pagará apenas a hospedagem dos professores em solo inglês (por dois meses), ficando as despesas de transporte, alimentação, taxas acadêmicas a cargo da universidade anfitriã.

A solenidade marcou o prosseguimento do programa que vem sendo realizado pela Secretaria de Estado da Educação desde 2003, e que já beneficiou 777 professores até o fim do ano passado. A perspectiva é de que 890 novos professores passem a integrar o programa no primeiro semestre de 2005.

Os professores serão selecionados a partir de dois critérios iniciais:

Proficiência no idioma inglês e grau universitário em Pedagogia. Serão avaliados durante o curso por meio de quatro ensaios, com 5.000 palavras cada um, e uma dissertação final com 20.000 palavras.

Acompanharão quatro módulos de estudos: métodos de pesquisa (30 horas), valores na educação (30 horas), gestão educacional (30 horas), formação de professor (30 horas).

O módulo final, de 60 horas, será a produção orientada da dissertação, com orientação presencial e on line.

Após o retorno, uma equipe de professores da Universidade de Londres permanecerá no Brasil, acompanhando a evolução dos bolsistas brasileiros.

Espanha

O governador também assinou autorização para que mais 30 professores sigam para a Universidade de Salamanca, na Espanha, durante o mês de julho de 2005. Esses professores terão todas as despesas patrocinadas pelo Banco Santander. Em 2004, outros 30 docentes já participaram de cursos no mesmo país.

E anunciou a ida de Ângela Reis Lombardi, diretora de escola, efetiva, da Região Leste 1 da capital, para a Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, como bolsista, para participar do curso de Pós-Graduação em Assessoramento e Orientação Familiar e as Novas Tecnologias – relação família, escola e o ensino. Ângela é uma das vencedoras do Programa Progestão, e ficará na Espanha no período de 10 de janeiro a 5 de março, com uma bolsa que compreende despesas de viagem, estadia e matrícula, sob o patrocínio da Telefonica.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

C.C.