Educação: Programa de alfabetização prevê ensinar 700 mil adultos no Estado

Parceria da Secretaria de Estado da Educação com universidades pretende concluir projeto em quatro anos

qua, 10/09/2003 - 9h40 | Do Portal do Governo

O Programa de Alfabetização e Inclusão (PAI), lançado em junho deste ano pela Secretaria de Estado da Educação, planeja ensinar 700 mil adultos em quatro anos. É um sistema de parceria do Estado com 111 universidades paulistas cadastradas. Ontem (9), em comemoração ao Dia Mundial da Alfabetização, duas instituições de ensino da capital e da Grande São Paulo mostraram o trabalho que vêm desenvolvendo para levar a instrução a quem não teve oportunidade de aprender anteriormente.

O plano do PAI corresponde a alfabetização de 50% dos 1,7 milhão de analfabetos adultos do Estado de São Paulo, segundo o IBGE. O projeto iniciou sua trajetória com a parceria do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) e a cada dia aumenta o número de faculdades e universidades interessadas em participar.

O investimento até o momento está na faixa de R$ 300 mil a 400 mil, destinados à compra de cerca de 2 mil kits didáticos para os professores e 20 mil kits escolares para os alunos.

No Itaquera

A Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo), de Itaquera, na zona leste, criou duas classes do PAI, com 59 alunos no total. A terceira turma, com aproximadamente 30 alunos, deverá iniciar estudos nas próximas semanas. A coordenadora do curso de pedagogia da universidade, que acompanha o PAI, é a professora Carmen Sofia Lisauskas. Já a diretora da Faculdade de Ciência Humanas, Exatas e Biológicas, que também acompanha o programa, é a professora Sônia Regina Cassiano de Araújo.

Sônia explica que os alunos das duas primeiras salas estão divididos em duas turmas. Uma, com aulas de segunda a sexta-feira, à tarde, e outra somente aos sábados de manhã. “Pela parceria com o Estado, nós fornecemos nossas instalações, professores e monitores e a Secretaria da Educação envia material didático.”

Ela conta também que a Unicastelo estabeleceu que seus estudantes de Pedagogia irão trabalhar como padrinhos de alunos do PAI. “Cada universitário terá um apadrinhado na alfabetização, dando orientações e acompanhando sua evolução no curso.” Mesmo antes do PAI, a universidade já tinha, havia mais de um ano, uma turma com 40 alunos da comunidade do Itaquera aprendendo a ler e escrever. A classe continuará funcionando de forma independente em relação ao programa da Secretaria.

A Unicastelo afixou cartaz em seu prédio convidando pessoas do bairro a freqüentar as aulas de alfabetização. “Além disso, temos a força da informação de boca em boca dos alunos que já estudam com a gente.”

A senhora Natália Neves de Almeida, de 73 anos, é uma das alunas mais velhas no PAI da Unicastelo. Ela, que nunca havia freqüentado a escola antes, há duas semanas escreveu a primeira frase de sua vida, motivo de muita emoção entre alunos e professores.
Santo André

No Instituto de Ensino Superior de Santo André (IESA), 28 alunos, na maioria com mais de 50 anos, contam histórias de vida e de vontade de aprender. Antonio Martins da Silva, 62 anos, está aposentado, mas acredita que nunca é tarde para começar. “Estou muito empolgado com as aulas, procuro não faltar nenhum dia.” Josefa Pereira da Silva, de 40, trabalha o dia inteiro e cuida da casa, mas mesmo assim não desanima: “Agora quero ir até o fim”.

Interessados em participar das aulas do PAI devem procurar a Secretaria de Estado da Educação pelo telefone 08007700012. Se preferir, a Diretoria de Ensino mais próxima poderá fornecer as informações para a efetivação da matrícula.

SERVIÇO

Mais informações no site www.educacao.sp.gov.br

Otávio Nunes
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)