Educação: Programa da Secretaria é vencedor da 6ª Edição do Prêmio CONIP

'Rede em Rede - uma estratégia da política de educação continuada' conta experiência do Programa Rede do Saber do Estado

qui, 26/06/2003 - 14h45 | Do Portal do Governo

Inscrito entre 197 concorrentes, o trabalho “Rede em Rede – uma estratégia de implementação da política de educação continuada”, que conta a experiência do Programa Rede do Saber, lançado este ano pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, foi um dos três vencedores na categoria “Iniciativas de Sucesso / Excelência em Cidadania”, do VI Prêmio Conip (Congresso Nacional de Informática Pública) de Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos.

A Rede do Saber

A Rede do Saber surgiu a partir da experiência bem-sucedida do PEC —Formação Universitária, programa que possibilitou a formação superior de cerca de 6.200 professores de 1ª a 4ª séries.

Lançada oficialmente em maio deste ano, é uma ferramenta que irá permitir a interatividade entre 89 municípios paulistas por meio da videoconferência. “Essa é maior rede interativa do País, de alta velocidade, que conta com 100 salas de videoconferência, cerca de dois mil computadores e 100 laboratórios, instalados em pontos estratégicos do Estado”, explica Gabriel Chalita, secretário da Educação.

Um programa de formação continuada para agentes educacionais, com capacidade para atender, ao mesmo tempo, 12 mil pessoas por dia, que permite uma conexão entre os órgãos centrais e de apoio à Secretaria e às universidades parceiras.

Segundo a coordenadora executiva da Rede do Saber, professora Beatriz Escavazza, a equipe de gestão envolve cerca de 120 pessoas na central de operações e cerca de 450 pessoas na rede. “Nós utilizamos estagiários, alunos de escolas técnicas de ensino médio, para capacitá-los e, após a conclusão do curso, serem contratados para desenvolver o trabalho que estão aprendendo.”

Beatriz explicou que a rede tem uma gestão descentralizada, em que diretores de ensino e as respectivas unidades ficam responsáveis por montar os ambientes de trabalho e treinar o pessoal. “O interessante é que as ferramentas que utilizamos, como por exemplo o Quik Place e o Lotus Notes, permitem uma interatividade com o dia-a-dia do profissional, implementando seu trabalho atual e acrescentando conhecimento para futuras atividades.

A gestão operacional da Rede do Saber está sob a responsabilidade da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação e da FCAV, Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que também dá apoio à Escola Politécnica da USP.

Prêmio

Segundo a professora Beatriz, a conquista do prêmio permite uma grande divulgação nacional e internacional e já gerou convites de participação em projetos no Quênia e Angola. “A meta é mostrar como se forma uma rede humana utilizando tecnologia.”

Desde 1998, o CONIP premia os melhores projetos que utilizam a tecnologia da informação na área pública, com o objetivo de divulgar iniciativas de modernização da administração governamental, não-governamental e de fundações que contribuem para o implementar a gestão pública e fortalecer a cidadania.

A escolha do vencedor levou em conta a inovação, relevância para o interesse público e facilidade de aplicação do ponto de vista técnico e financeiro. Os trabalhos vencedores, avaliados por uma banca, composta, inclusive, por profissionais internacionais, receberam um troféu e um certificado de reconhecimento pela competência demonstrada no uso da tecnologia da informação, e também o direito de utilizar o selo CONIP de Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos.

Gláucia Basile