Educação: Programa capacita educadores para a Febem

Treinamento começa nesta segunda-feira, dia 4 de novembro

seg, 04/11/2002 - 8h29 | Do Portal do Governo

O programa Educação e Cidadania vai capacitar a terceira turma de supervisores de ensino e professores para atuar nas Unidades de Internação Provisória (UIPs) da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem). O treinamento será de 4 a 11 de novembro para os profissionais das Diretorias de Ensino Centro, Araraquara, Araçatuba, Bauru, Marília, São Carlos, São José do Rio Preto, São Vicente e Santos.

Desenvolvido pela Secretaria da Educação, o programa tem como principal objetivo habilitar os orientadores para que ampliem as possibilidades do adolescente se reintegrar à sociedade e construir um projeto de vida. Visa também a aplicar proposta curricular e metodologia diferenciadas nas salas de aula das UIPs.

Os professores abordam questões do dia-a-dia dos adolescentes que estão na internação provisória – relação social, família, justiça e cidadania.

O cuidado de abordar um assunto por dia é devido ao tempo que o adolescente permanece nas UIPs, que premanencem, no máximo, 45 dias e podem ser liberados ou encaminhados a uma unidade de internação a qualquer momento.

Projeto pioneiro

Pioneiro no Brasil,o programa Educação e Cidadania teve início em fevereiro deste ano, em parceria com a Febem e capacitou duas turmas no primeiro semestre. A meta é atingir as 14 Diretorias de Ensino e as 19 Unidades de Internação Provisória e capacitar 200 profissionais da rede estadual e da Febem.

Professores, supervisores da ensino, agentes de educação, encarregados técnicos, coordenadores pedagógicos e supervisores da Fundação passam por um treinamento de 248 horas. Os dirigentes das UIPs, além dessa carga horária, têm mais 48 horas de orientação técnica.

Como metodologia, adotou-se trabalhar conteúdos diagnosticados em anos anteriores por técnicos da Febem. Os temas abordados são: família e relações sociais; justiça e cidadania; O trabalho em nossas vidas: uma reflexão; e educação, ponte para o mundo. A Secretaria da Educação constatou resultados positivos dos jovens que foram encaminhados para as escolas observando atitude mais amadurecida dos adolescentes.

Da Agência Imprensa Ofical e Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação