Educação: Programa Bolsa Mestrado tem inscrição prorrogada

Interessados poderão se inscrever a partir de segunda-feira, dia 16

sex, 13/02/2004 - 14h59 | Do Portal do Governo

A Secretaria estadual da Educação prorroga o período de inscrição para que os educadores da rede estadual de ensino possam pleitear uma das 1.780 bolsas de estudo do Programa Bolsa Mestrado, para cursos de mestrado e doutorado, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES), será prorrogado. As inscrições serão reabertas na próxima segunda-feira, dia 16, e irão se prolongar durante o ano, ou até que o número de bolsas se esgote.

Só no mês de janeiro deste ano, 650 educadores se inscreveram. O programa oferece aos educadores duas opções de bolsas de estudo. O interessado poderá optar por receber R$ 720,00 reais por mês, durante 30 meses improrrogáveis, ou pedir afastamento do trabalho em sala de aula.

O educador que optar pelo afastamento do trabalho terá que passar 24 horas/semanais desenvolvendo projetos de reforço e recuperação de alunos na Diretoria de Ensino na qual está vinculado e terá direito a 16 horas semanais livres para estudo. Metade das bolsas de estudo (890) será destinada aos educadores que optarem por receber o benefício em dinheiro e a outra metade aos que decidirem pelo afastamento. Os salários dos bolsistas, nos dois casos, serão pagos integralmente.

Terá direito à bolsa o educador que firmar um compromisso de que permanecerá no magistério público estadual após a conclusão do curso, pelo prazo mínimo de dois anos. Em caso de descumprimento das regras, o beneficiado estará sujeito a devolver a ajuda de custo recebida e/ou a repor as horas/aula das quais foi liberado.

Para candidatar-se a uma das bolsas de estudo, o educador deverá ser titular efetivo da Secretaria de Estado da Educação, com licenciatura plena. As bolsas serão distribuídas para professores em sala de aula, educadores coordenadores que atuam nas escolas, diretores, professores das Oficinas Pedagógicas, educadores do Núcleo Regional de Tecnologia Educacional, supervisores de ensino e educadores lotados nos órgãos da Secretaria. Em caso de empate serão levados em conta os critérios de tempo de serviço e freqüência em cursos anteriores de pós-graduação.

Os interessados em participar do Programa Bolsa Mestrado deverão entrar no site da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação e clicar no link do Programa Bolsa Mestrado, onde constam as informações sobre o programa e a ficha de inscrição.

O Bolsa Mestrado integra o Programa de Formação Continuada da Secretaria de Estado da Educação e tem como objetivo propiciar aos profissionais da Educação a continuidade de cursos de pós-graduação ‘stricto sensu’. O programa foi implantado através do decreto 48.298, de 3 de dezembro de 2003, pelo Governador Geraldo Alckmin, com recursos de R$19,2 milhões para o pagamento das bolsas.

Da Secretaria estadual da Educação