Educação: Programa Bem-Vindo Professor completa três anos

Projeto vai capacitar 990 professores e levar 29 mil alunos à Pinacoteca

qua, 31/08/2005 - 14h17 | Do Portal do Governo

O programa Bem-Vindo Professor, parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Cultura, completa três anos. A cerimônia de comemoração será nesta quinta-feira, dia 1º, às 10 horas, no Memorial da América Latina. O programa capacita professores de Arte, Língua Portuguesa e História do Ensino Médio com encontros na Pinacoteca do Estado, oferece visitas monitoradas e atividades artísticas e pedagógicas aos alunos e distribui para as bibliotecas das escolas material de apoio pedagógico.

Em 2005, o Bem-Vindo Professor vai abranger 330 escolas de 11 Diretorias de Ensino. Serão capacitados 990 professores e coordenadores pedagógicos em dois encontros, cada um com 8 horas de duração. Além disso, 29.040 alunos farão visitas ao acervo da Pinacoteca do Estado, monitoradas por educadores. Este ano, o material de apoio ao professor será distribuído para todas as escolas da rede estadual . São reproduções de duas obras selecionadas do acervo do museu, acompanhadas por um texto com orientações para a utilização das obras de arte como recurso educativo na sala de aula. Desde o início do projeto, em 2003, a Secretaria de Estado da Educação já investiu R$ 1.891.060 no programa.

O Bem-Vindo Professor faz parte de um programa mais amplo, o Caminho das Artes, composto de projetos e ações destinados a oferecer aos alunos das escolas estaduais uma formação plural e ampliar a participação sócio-cultural de crianças e jovens. Além da capacitação dos professores e das visitas de alunos a museus, o programa inclui a encenação de peças teatrais em cidades do Estado de São Paulo, participação de alunos e educadores em apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado, exibição de filmes brasileiros e a produção de material pedagógico para orientar os educadores na realização de trabalhos multidisciplinares nas escolas estaduais.

Data: Quinta-feira, dia 1º de setembro
Hora: 10 horas
Local: Memorial da América Latina

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação