Educação: Profissionais da arte aderem ao programa Escola da Família

Atividades começaram no último fim de semana

seg, 06/10/2003 - 12h31 | Do Portal do Governo

O programa Escola da Família passa a contar com 260 profissionais ligados à arte, por meio do desenvolvimento de diversas atividades em escolas estaduais da capital e da grande São Paulo. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Estadual da Cultura com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria Estadual da Educação.

A iniciativa começou neste sábado, dia 4, com perspectivas para prosseguir até o fim do ano. A princípio, entrarão em ação 163 profissionais – os demais estão em fase de contratação.

Os “arte-educadores”, contratados pela Secretaria da Cultura, vão oferecer atividades aos alunos e às respectivas comunidades em 130 escolas na capital e 130 na grande São Paulo. As modalidades escolhidas são artes-plásticas, capoeira, dança, hip-hop, música e teatro. Cada escola terá um profissional por fim de semana, que atuará cerca de três horas por dia com os participantes.

As 260 escolas beneficiadas localizam-se na periferia da capital e na grande São Paulo (zonas norte, sul, leste, oeste, sudoeste e ABC). A modalidade praticada em cada escola é definida de acordo com as demandas da própria comunidade. Por se tratar de arte-educação, pressupõe-se um trabalho continuado com cada grupo de participantes, de modo que eles cultivem, através das atividades propostas, valores que promovam seu desenvolvimento como cidadãos. As mudanças de modalidades poderão ocorrer de acordo com o surgimento de novas demandas da comunidade ou pelo esgotamento de interesse pela atividade praticada.

O objetivo é estimular a reflexão dos participantes, a percepção das emoções e a busca do conhecimento, elementos essenciais para um vivência participativa do ser humano dentro da sociedade. ‘Nosso compromisso é prestar um serviço de qualidade e de opção de lazer à população”, comenta Sônia Rocha, uma das integrantes do projeto.

Números do Projeto

No segundo semestre de 2002 as oficinas culturais do Projeto Arquimedes, como é chamado, totalizaram 133,84 mil atendimentos. Entre abril e julho de 2003 foram 106,24 mil atendimentos. O Projeto Arquimedes desenvolve oficinas culturais em ONGs e nas periferias da capital e da Grande São Paulo desde 1999. Implantado inicialmente em 116 escolas, o projeto teve duas expansões em 2002, para 200 escolas no início do ano e 400 em agosto. A Secretaria da Cultura participou com 232 arte-educadores em 2002 e 260 neste ano.

Todo esse trabalho propiciou resultados positivos a pelo menos três jovens da EE José Roberto Melchior, em Mairiporã. “A partir de participação deles nas oficinas de capoeira, se transformaram em autônomos e foram, literalmente, em busca de seus sonhos, pleiteando e conseguindo uma bolsa de estudos na Faculdade de Educação Física da cidade”, lembra Sônia Rocha.

O programa “Escola da Família” é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação que abrange as 6 mil escolas estaduais e quase 6 milhões de alunos. O programa destina-se aos alunos e suas respetivas comunidades, com a utilização dos espaços das escolas estaduais durante os fins de semana.

Paola Martins
Da Secretaria da Educação