Educação: Professores que estimulam o hábito da leitura serão premiados

Ações que incentivam a leitura valerão viagens culturais aos educadores

qua, 29/10/2003 - 11h03 | Do Portal do Governo

Os profissionais da educação de três mil escolas públicas de ensino médio do Estado de São Paulo têm um motivo a mais para estimular seus alunos a adquirirem o hábito da leitura. Educadores, coordenadores pedagógicos e diretores dos estabelecimentos de ensino poderão se inscrever e concorrer ao Prêmio Leitura na Escola, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A iniciativa faz parte do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed) e premiará os responsáveis que desenvolverem as melhores experiências de leitura com os estudantes. Serão valorizadas as ações pedagógicas e aquelas que incentivam a utilização do acervo da biblioteca, outros materiais didáticos e equipamentos disponíveis nas escolas.

A partir de 2001, por meio do Promed, cada uma das bibliotecas das instituições de ensino médio do Estado recebeu 1,7 mil títulos, de áreas como Literatura e História, destinados aos alunos (Programa Leia Mais). As bibliotecas escolares estão adquirindo também 250 livros (Programa Biblioteca do Professor) para os educadores.

Recompensa: viagem

Poderão ser premiadas tanto as escolas que realizam trabalhos relacionados à leitura e pesquisa como aquelas que queiram desenvolver alguma atividade a partir de agora.

As escolas poderão apresentar uma ou mais experiências, devendo indicar seis educadores responsáveis. Será permitido que os professores inscrevam-se em projetos de um único estabelecimento de ensino.

Uma equipe de especialistas da Secretaria da Educação selecionará as melhores ações. Os seis educadores inscritos em cada uma das experiências terão como recompensa viagens de caráter cultural. A previsão é que 87 grupos sejam premiados com viagens nacionais e outros dois, com passeios internacionais.

Para a análise das melhores iniciativas serão considerados o número de componentes curriculares envolvidos, a quantidade média de leituras realizadas pelos alunos, o percentual de estudantes de ensino médio participantes, e a nutilização de recursos materiais e pedagógicos, entre outros aspectos.

SERVIÇO
Outras informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.educacao.sp.gov.br ou na Central de Atendimento da Secretaria de Estado da Educação 0800-7700012.
Os educadores interessados devem preencher e imprimir a ficha de inscrição disponível no site da educação até amanhã (dia 30).

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)