Educação: Professores do Pólo de Americana participam do Lien Ch´i

A prática dos exercícios visa diminuição do estresse diário

sex, 29/04/2005 - 18h38 | Do Portal do Governo

Nos dias 2, 3 e 4 de maio , será realizada na Fazenda ‘ Chan Tao Serra do Japi’ , em Jundiaí, a capacitação do Lien ch´i e Meditação para 50 professores de educação física do pólo de Americana. O curso abrange, além de Americana, as Diretorias de Ensino de Piracicaba, Americana, Limeira, Capivari e Mogi Mirim.

A equipe do médico-acupunturista Jou Eel Jia pretende tornar cada um dos participantes verdadeiros multiplicadores das práticas do Lien ch´i aos outros professores da região.

Com um total de 30 horas, a capacitação incluirá a parte teórica e os oito movimentos suaves (meridianos), que ativam diretamente as funções físicas e mentais do corpo. Os movimentos estimulam a circulação energética do organismo, proporcionando sensação de bem estar. São eles: Abraço do Céu e Terra (região do abdômen), Giro do Tai Ch´I (órgãos pélvicos), Arco e Flecha (pulmão), Grande Circuito do Ch´I (sistema digestivo e circulatório), Balanço do Dragão (coração), Despertar do Ch´I (estado geral), Tartaruga (aumentar resistência física e mental) e Cegonha (resistência imunológica do corpo).

A prática do Lien ch´i visa a diminuição do estresse diário dos estudantes por intermédio da filosofia chinesa e técnicas de meditação, para que eles tenham um melhor desempenho escolar e mais qualidade de vida.

Em 2004, o projeto capacitou cerca de 200 professores multiplicadores, um total de 20 Diretorias de Ensino. Este ano, os pólos de Itararé, Adamantina e Franca também já foram beneficiados e até julho, a capacitação chegará aos pólos de Santos, Campinas e Bauru.

O Lien ch´i é o resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Educação

F.C.