Educação: Professores do Estado recebem CD-Rom do Programa de Educação Continuada

Objetivo da nova ferramenta é aperfeiçoar os educadores sobre as metodologias de ensino

qua, 21/09/2005 - 17h14 | Do Portal do Governo

Objetivo da nova ferramenta é aperfeiçoar os educadores sobre as metodologias de ensino e destacar mudanças pedagógicas dos últimos anos

A Pró-Reitoria de Graduação distribuiu para as escolas públicas do Estado de São Paulo 20 mil cópias do CD-Rom Programa de Educação Continuada PEB II – Construindo Sempre. O conteúdo didático, lançado em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, foi resultado de capacitação realizada em 2004 com 2.050 professores da rede pública estadual.

O material tem 21 módulos de língua portuguesa, matemática, história, geografia, física, biologia e química, além de atividades da ferramenta learning space utilizada durante o curso, que usa diferentes mídias alternativas na prática docente, como a aprendizagem por meio de videoconferências e da Internet.

Segundo a pró-reitora Sônia Penin, a finalidade do material é aperfeiçoar as metodologias de ensino, destacar as principais mudanças pedagógicas dos últimos anos. “Os professores poderão trabalhar com o CD-Rom e utilizá-lo com os alunos, já que a maior parte dos estabelecimentos de ensino médio tem computadores”. Diz, ainda, que os CDs poderão ser copiados e multiplicados pelos educadores.

A interação entre docentes da USP e os professores da rede pública foi o ponto alto da habilitação, segundo Sônia. Os professores manifestaram interesse em ter os profissionais da USP como interlocutores. “Em contrapartida, toda vez que ocorre esse encontro os docentes da universidade também se beneficiam de aprendizagem. É fundamental ter esse contato com a realidade da escola pública”.

Além da distribuição nas escolas, o conteúdo do CD-Rom também está à disposição no site .

Fabio de Castro
Da USP Online