Educação: Professores de Jundiaí e região participam do X Simpósio

Evento discutiu sobre os distúrbios de aprendizagem

qua, 27/10/2004 - 10h38 | Do Portal do Governo

Professores da rede estadual e particular de ensino, de Jundiaí e região participaram do “X Simpósio”, no último dia 21. O evento, promovido pelo Sindicato dos Professores de Jundiaí, foi realizado no Sindicato dos Metalúrgicos e teve como temas principais a inclusão escolar, distúrbios de aprendizagem, dislexia e auto-estima do professor.

Segundo a palestrante Maria Elenir Mingotte, psicopedagoga clínica, que abordou o tema “Distúrbios de Aprendizagem e Dislexia”, a dislexia é um distúrbio de leitura e escrita e não uma doença, sendo que na cidade de Jundiaí, muitos alunos apresentam o problema, que é hereditário e genético. “O diagnostico é difícil, porém é preciso um trabalho especial para o dislexo”, acrescenta Maria Elenir.

“O problema está no professor mudar a sua prática de atender o aluno, é preciso que os profissionais tenham a idéia de que a educação especial não substitui, mas, sim, complementa a escola comum”, disse a palestrante Maria Teresa Égler Mantoan.

O Dirigente Regional de Ensino, professor Onofre Martins, afirmou que as escolas estaduais têm que estar preparada pedagogicamente para a inclusão escolar, para que haja uma sintonia entre os alunos com a necessidades especiais e seus colegas de classes. “Se bem orientada e conduzida, proporcionará grandes avanços para todos na sala de aula”, afirmou Onofre Martins.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
Por Eduardo Santos
V.C.