Educação: Professores de Física da rede estadual fazem capacitação no Hopi Hari

Capacitação consiste em orientação técnica e visita a brinquedos onde se pode verificar a ação de leis da Física

qua, 02/06/2004 - 14h08 | Do Portal do Governo

Nesta quarta feira, dia 2, será concluída a primeira capacitação de professores de Física promovida no Hopi Hari graças à parceria CENP/SEE. O projeto Laboratório Educativo Hopi Hari já atingiu mais de 1,2 milhão de alunos no Estado de São Paulo.

A capacitação consiste em uma orientação técnica que envolve a distribuição de material didático, composto por três apostilas direcionadas, e a visita a brinquedos nos quais se podem verificar a ação de leis da Física como a Torre Eiffel, o Katapul e o Ekatomb. Brincando, e observando os brinquedos, professores e alunos vão estudar temas como queda livre, energia mecânica, potência, temperatura de corpos e choques.

Segundo a CENP, os professores utilizam os brinquedos para o aprimoramento de uma visão mais aprofundada das grandezas físicas e utilizá-las como ferramenta educacional para os alunos em sala de aula.

O evento conta com a participação de 15 Diretorias de Ensino do Estado, somando 500 educadores profissionais, divididos em cinco grupos, que serão coordenados pela equipe pedagógica do laboratório Educacional Hopi Hari.

“O laboratório Educativo tem como objetivo transformar o parque numa sala de aula interativa, proporcionando aos professores e alunos uma maneira de aprendizagem mais divertida e lúdica. No caso da Física, os alunos aprendem na sala de aula e, em seguida, poderão experimentar no parque”, afirma Claudia Freire Mello, gestora de comunicação do Hopi Hari.

O projeto Laboratório Educativo Hopi Hari teve início em maio de 2002, quando a área transformou-se num imenso laboratório, numa sala de aula gigante, repleta de atrações, que tem como objetivo auxiliar o processo educativo através de atividades lúdicas e interativas, com o intuito de fortalecer a capacidade do aprendizado dos estudantes.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

(AM)