Educação: Professores de Ensino Médio participam de Encontro de Informática Educacional

Iniciativa contribui para a capacitação de 60 mil professores

qui, 14/03/2002 - 18h52 | Do Portal do Governo

Em 2.002 a Secretaria de Estado da Educação vai capacitar mais 60 mil professores com o objetivo de ampliar a utilização da informática como uma ferramenta pedagógica nas escolas. Para atingir esta meta, realizou nesta semana (dias 11 e 12) um encontro que envolveu aproximadamente 800 professores do Ensino Médio da rede pública estadual.

Eles foram capacitados para trabalhar nas novas oficinas de softwares educacionais e receberam um amplo material didático de apoio para as aulas que estarão ministrando para os seus colegas professores. Esses profissionais serão responsáveis pela multiplicação das oficinas, o que irá totalizar na capacitação de 60 mil professores do Ensino Médio.

Para a secretária de Estado da Educação, profª. Rose Neubauer, a informática é um instrumento essencial para facilitar a aprendizagem do aluno. Ela esteve presente no encontro do dia 12 com os professores da Capital e afirmou que nos dias atuais ‘o jovem convive com meios de comunicação ágeis e modernos e a escola da rede pública estadual de São Paulo deve estar se moldando a essa realidade’.

Hoje a rede estadual de ensino possui 2.931 escolas de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio com sala-ambiente de informática e pelo menos 10 computadores em cada uma delas. Além disto, todas elas receberam softwares educacionais e estão conectadas à internet.

A capacitação de professores é feita nos 46 Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional (NRTE) ou em escolas pólo. Em 2001 foram capacitados 56 mil professores e, a partir de abril deste ano, se inicia a capacitação de mais 60 mil para o uso de softwares que abrangem todas as disciplinas.

No encontro desta semana foram realizadas as seguintes oficinas:

-Permanência e mudança da Segunda Guerra aos dias atuais
Lite@arte, More than words
-Desvendando a natureza
-Um X da questão
-Somos um universo dentro de nós mesmos
-Produção de programas educacionais através de softwares de autoria.