Educação: Professores de Araçatuba recebem Curso de Formação Continuada

O curso foi criado em 2003 e é realizado durante as férias

qui, 22/07/2004 - 14h50 | Do Portal do Governo

A Diretoria de Ensino da região de Araçatuba está capacitando 160 professores estaduais com o Curso de Formação Continuada. O curso faz parte do programa Teia do Saber, da Secretaria Estadual da Educação, em parceria com as Faculdades Católicas Salesianas. As capacitações são promovidas em cinco modalidades: Português, Ler para Aprender, Física/química/biologia, Matemática e História/geografia.

Criado em 2003, e realizado durante o recesso escolar das férias, o curso foi dividido em duas categorias. A Categoria I – Inicial, com carga horária de 200 hora/aula (para professores que não participaram dos cursos em 2003), e a categoria II (Continuidade), com 120 horas de carga horária, àqueles que já iniciaram o curso no ano passado.

O Programa de Formação Continuada é um curso de especialização, que tem como objetivo a reflexão e inovação de metodologias didático-pedagógicas nas diversas áreas do conhecimento. A Teia do Saber, como o próprio nome diz, é o conjunto de todas as ações centralizadas e descentralizadas da Secretaria Estadual da Educação com as Diretorias de Ensino. Suas principais ações descentralizadas são as parcerias que firma com Universidades para oferecer cursos de Formação Continuada para os servidores da rede pública.

Os 160 professores participantes foram divididos em grupos. Três turmas para a fase Inicial, nas modalidades de Português (duas turmas) e Ler para Aprender (uma turma). E as outras três turmas para a fase II (Continuidade) divididas da seguinte forma: Matemática (uma turma) Física/química/biologia (uma turma) e História/geografia (uma turma).

Iniciado no começo de julho, o programa tem previsão de término na primeira quinzena de setembro – turmas de Física/química/biologia; Matemática e História/Geografia. A primeira quinzena de novembro para as turmas de Português e a primeira de dezembro para o grupo de Ler para Aprender, que é realizada somente aos sábados.

Ministrado por 10 mestres das Faculdades Católicas Salesianas, o curso está sendo ministrado nas instalações da faculdade, em Araçatuba. Os quesitos necessários à participação dos professores são: ser professor da rede pública estadual, em exercício, Professor Coordenador Pedagógico ou Assistente Técnico Pedagógico.

Da Secretaria da Educação