Educação: Professores aprendem a cuidar da voz

Palestra no Dia da Voz na EE Irene Ribeiro

qua, 20/04/2005 - 15h15 | Do Portal do Governo

O consumo de água, média de oito copos por dia, para lubrificar a musculatura das cordas vocais, frutas e verduras à vontade – essa foi a principal recomendação das fonoaudiólogas Amanda Albino e Amanda Scaglione para os professores e alunos que participaram de palestra alusiva ao Dia da Voz, promovida pela EE Irene Ribeiro, da DE Leste 5.

Para os profissionais da educação, que têm na voz sua principal ferramenta de trabalho, as orientações e recomendações das especialistas foram recebidas como sinal de alerta para evitar problemas no futuro. A diretora Fernanda Pieruzzi foi uma das primeiras a reconhecer que a palestra deixou nítido o quanto os professores usam erradamente a voz em suas atividades.

Para mostrar na prática como a alimentação saudável pode ser boa amiga das cordas vocais, as fonoaudiólogas distribuíram maçãs aos participantes e ressaltaram os efeitos positivos de suas propriedades, até mesmo para os dentes.

No final, professores e alunos avalriaram os resultados da palestra. “Foi positiva porque todos participaram das dinâmicas e mostraram vivo interesse em aprender alguma coisa sobre a voz”, resumiram as palestrantes.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Educação

F.C.