Educação: Professoras da rede estadual relatam experiências vivenciadas na Espanha

O relato desse conjunto de experiências foi apresentado por elas no workshop realizado nesta quarta-feira, 26

qui, 27/10/2005 - 19h22 | Do Portal do Governo

Experiências inovadoras, aprendizagem da língua e cultura espanhola em diferentes aspectos. Estes, de modo geral, foram os quesitos que as professoras da rede de ensino público do Estado de São Paulo agregaram aos seus currículos depois de um mês participando do curso de extensão na Universidade de Salamanca, na Espanha.

O relato desse conjunto de experiências foi apresentado por elas no workshop realizado nesta quarta-feira, 26, no Programa de Língua e Cultura Espanhola, promovido pela CENP – Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas da Secretaria da Educação – em parceria com o Santander/Banespa, que patrocinou a viagem.

A professora de Matemática, Sueli Antunes Noya Soares, discorreu sobre a Aprendizagem da Língua Espanhola por Meio de Jogos . “Uma dos pontos principais que aprendi na Espanha foi a pontualidade e tento passar isso todos os dias aos meus alunos”, comenta. Depois dessa viagem, a professora constata que mudou sua postura: agora ela pensa e procura se colocar no lugar do aluno quando surgem as dificuldades.

“Antes eu não percebia ou não dava tanta importância quando meus alunos expunham graus de dificuldade em determinadas tarefas. Mas quando eu senti dificuldades de aprendizagem no curso, similares às dos meus alunos, comecei a mudar a maneira de pensar e agir. Foi por isso que criei o trabalho Aprendizagem da Língua Espanhola por meio de Jogos , para ensiná-los de forma lúdica todas as tarefas com maior grau de dificuldade de entendimento. Por isso posso afirmar que esta viagem só me fez crescer culturalmente e profissionalmente e estou passando tudo isso para meus alunos” comenta.

Sueli influenciou tanto os seus alunos que hoje ela tem 12 deles estudando a língua espanhola nos Centros de Estudos de Línguas (CEL), da Secretaria de Estado da Educação, em Sorocaba.

Outra que voltou da viagem com uma interessante experiência é a professora de português, Lidiane Gonzáles Pineda. A professora passa, de forma interdisciplinar, a cultura e a história espanholas. No seu trabalho Fantoches na Divulgação da Língua Espanhola , ela conseguiu inserir clássicos da literatura espanhola e personagens da cultura hispânica no dia-a-dia dos seus alunos de 5ª e 6ª séries. “Através dos fantoches, consegui fazê-los entender e vivenciar aspectos interessantes deste histórico país”, comenta. O projeto começou em setembro deste ano na escola e continua até o fim de novembro. “ Meus alunos da 5ª série estão até aprendendo língua espanhola na escola onde leciono, nos fins de semana, dentro do Programa Escola da Família. As aulas são dadas por voluntários”

Já a professora Maria Hedonéia Sampaio Bonafé, também de português, sentiu que voltou mais ligth da Espanha. “Hoje meus alunos comentam que as aulas estão mais leves e interessantes , mais envolventes”, disse.

Hedonéia apresentou o trabalho Viagem à Espanha que será transformado posteriormente em site, produzido em parceria com seus próprios alunos do Ensino Médio. “A idéia é fazê-los sentir todos os detalhes de uma viagem, sem precisar terem ido. Por isso vamos confeccionar um site onde serão retratados todos os detalhes e curiosidades da minha viagem, desde a saída de São Paulo até a volta”.

O site da professora também entrará de maneira interdisciplinar na aula de português e todos os conteúdos serão elaborados e pesquisados pelos próprios alunos. “A idéia é colocar termos em inglês e espanhol usados em uma viagem, inserir cantigas espanholas, mostrar a diferença de fuso horário, a história e a geografia espanhola e muito mais”.

O workshop apresentado pelas professoras faz parte dos programas de capacitação da Coordenadoria de Normas Pedagógicas (CENP) que beneficiará ao todo 90 professores, sendo que 30 foram contemplados em 2004 , mais 30 seguiram para a Espanha em 2005 , e o restante em 2006.

Paola Martins da Secretaria da Educação
C.A.