Educação: Professor de capoeira em escola estadual é convidado para ir ao Japão

Raimundo Nonato irá ensinar capoeira e falar sobre o programa Parceiros do Futuro

sex, 11/04/2003 - 11h39 | Do Portal do Governo

Paola Martins – Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação


Devido ao grande sucesso e aceitação das aulas de capoeira, expressão corporal e maculele, na E.E Parque Residencial Casa Branca II, em Suzano, o professor Raimundo Nonato irá a cidade de Takamatsu, no Japão, ensinar a cultura da capoeira e mostrar sua relação com o programa Parceiros do Futuro, da Secretaria de Estado da Educação.

A viagem do professor Raimundo tem por objetivo divulgar a capoeira não apenas como esporte, mas também como uma conduta de cidadania disciplinar, respeito, diálogo e busca de auto-estima dos alunos. Os 25 dias de viagem prometem uma troca de experiências interessante sobre o programa, desenvolvido com 60 adolescentes que tiveram aulas semanais durante um ano.

O Parceiros do Futuro existe nessa escola desde março de 2002. No decorrer do projeto, várias atividades foram desenvolvidas, entre elas, a capoeira. A história do professor Raimundo na escola começou quando os organizadores da E.E. Parque Residencial buscavam um voluntário para ministrar as aulas. O professor aceitou o convite, e desde então, vai à escola duas vezes por semana, todo sábado e domingo. Após algumas visitas de supervisores da cultura na unidade escolar, houve interesse por parte da Secretaria da Cultura em contratá-lo como monitor.

No decorrer do ano de 2002, o “I Encontro de Capoeira dos Parceiros do Futuro” na escola contou com a participação de 1,5 mil espectadores e autoridades como o prefeito de Suzano, Sr. Estevam Galvão de Oliveira, vereadores e a TV Diário, afiliada a Rede Globo de Televisão. Vinte e oito capoeiristas formados pelo monitor Raimundo, mais conhecido como Mestre Leão, receberam nesse dia o cordão verde, caracterizando o 1º estágio da atividade.

O encontro proporcionou apresentações de várias academias de capoeira na região, em especial, um grupo de alunos japoneses para serem batizados e receberem cordões trançados. Depois este mesmo grupo levou ao conhecimento das autoridades na cidade de Takamatsu a grandiosidade do projeto.

Na cidade japonesa não existe nenhum programa social por parte do governo ou prefeitura que ofereça às pessoas a prática de atividades culturais, esportivas e de lazer. “Os japoneses ficaram encantados com a participação do prefeito e outros membros políticos nas festas da comunidade e é esse diferencial que está me levando até o Japão”, comenta o professor, que estará viajando para o Japão dia 13 de abril e retornará em maio.

(LRK)