Educação: Pré-estréia de Cabra-Cega reúne educadores e artistas

Realizado no Palácio dos Bandeirantes o evento destacou a Ditadura Militar

seg, 11/04/2005 - 21h30 | Do Portal do Governo

A pré-estréia do filme Cabra-Cega lotou o auditório do Palácio dos Bandeirantes no último domingo, 10. Entre os convidados, cerca de 500 professores de história, literatura, arte e filosofia da rede estadual, profissionais de cinema e empresários. O evento foi prestigiado pelo governador Geraldo Alckmin, a primeira-dama, Lu Alckmin, o secretário de Educação, Gabriel Chalita, a secretária de Cultura, Claudia Costin. A classe artística esteve representada por Tônia Carrero, Débora Duboc e John Herbert.

O diretor do filme, Toni Venturi, abriu a sessão falando que oportunidade de apresentar um filme sobre a ditadura com o incentivo do Governo exemplifica a conquista da democracia. A presença de educadores na exibição também foi destacada por ele. “Um filme só completa sua função social quando também desenvolve o papel pedagógico”, concluiu.

A participação dos professores faz parte de uma iniciativa para estimular a difusão do cinema brasileiro nas escolas. “O educador precisa ter alma sensível, pois ele não dá o que não tem. Se não nos abastecemos não temos como passar isso para o aluno. O cinema é fonte de sensibilidade, pois envolve vários elementos da arte, essencial para os professores”, disse Chalita, que também é membro do Conselho Estadual de Cinema.

Com direção de Toni Venturi e roteiro de Di Moretti, o filme foi premiado no Festival de Brasília do ano passado e trata de fatos ocorridos durante o regime militar. Os protagonistas são Leonardo Medeiros, Débora Duboc, Jonas Bloch e Michel Bercovitch. No dia 15, o filme entra em cartaz no circuito comercial das principais capitais brasileiras. O filme é o primeiro entre os selecionados de 2004 no Programa de Fomento ao Cinema do Governo do Estado a estrear em circuito comercial.

O Programa de Fomento ao Cinema Paulista é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, e conta com apoio de empresas privadas. O prêmio oferece apoio na produção, na finalização e na distribuição das obras. No evento, o Governo anunciou a criação do selo Empresa amiga do Cinema Paulista, que homenageará empresários que incentivam a sétima arte.
Ao final do evento, os convidados foram presenteados com uma apresentação da cantora Fernanda Porto, diretora musical do filme.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Educação

F.C.