Educação: Prática de ações solidárias são incorporadas ao planejamento escolar

Alunos de escola estadual no Tatuapé realizam campanhas educativas e assistenciais

qui, 13/03/2003 - 12h15 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação


Por acreditar que a prática sistemática de ações voluntárias de solidariedade é a melhor lição que o jovem pode acrescentar à sua cidadania, escolas estaduais de São Paulo incorporaram a seu planejamento anual, diversos projetos envolvendo toda a comunidade escolar em ações de voluntariado.

De acordo com esta nova postura com relação aos problemas sociais, como crianças abandonadas, doenças endêmicas, apoio a portadores de necessidades especiais, a E.E. João Borges no Tatuapé, tendo à frente sua diretora, a professora Claudete, vem desenvolvendo desde 1999, um projeto que tem como principal objetivo envolver toda comunidade numa imensa rede de solidariedade para, pelo menos amenizar na região do Tatuapé e entorno, estes problemas que afligem a sociedade

Ao se pensar em termos de construção de uma mentalidade cidadã e socialmente responsável, os professores da E.E. João Borges e seus alunos, já realizaram caminhadas temáticas tendo como mote principal a saúde (para o desenvolvimento de hábitos saudáveis, contra a dengue, contra doenças sexualmente transmissíveis) distribuindo panfletos e folders, arrecadaram alimentos para enriquecer a alimentação cotidiana de orfanatos, e ainda visitaram e leram para crianças portadoras de hidrocefalia.

Durante o planejamento que ocorreu a semana passada, o grupo de professores e a direção normatizou ações a serem desenvolvidas no segundo semestre, em continuidade e ampliação do que já foi desenvolvido, tais como parcerias com entidades civis e outras secretarias, a fim de estabelecer projetos de preservação da cultura, história e tradição do bairro, pois só com conhecimento do passado é possível entender o presente e planejar o futuro. Os professores incluíram nas atividades de voluntariado empenho especial na preservação do meio ambiente, onde contarão com a assessoria da escola de samba X9 Paulistana que desenvolveu um enredo sobre o Rio Pinheiros e colocou toda a pesquisa a disposição da comunidade escolar.

Estão previstas também visitas monitoradas a asilos, orfanatos e casas de saúde para doação de tempo, atenção, alimentos e roupas.

No outro lado da cidade, na Vila Sônia (zona oeste) alunos da E.E. Senador Adolfo Gordo vivenciarão, na prática, através de visitas supervisionadas pelos professores a importância do idoso na preservação da memória histórica e formação cultural do bairro.

Por meio de um projeto envolvendo todo o grupo de professores e incorporado ao planejamento escolar, os professores das diversas áreas trabalharão na arrecadação de alimentos e roupas e procurarão envolver os estudantes em dinâmicas que visem quebrar a resistência e a dificuldade que a sociedade tem em lidar com a questão do idoso.

Assim, a escola pública cumpre seu papel diante de uma nova postura que a sociedade exige: além do conhecimento formal e tecnológico exigido, noções práticas de solidariedade e cidadania.

(RK)]