Educação: Portal promove integração entre as universidades estaduais paulistas

Portal CRUESP/ Biblioteca engloba o acervo das 82 bibliotecas

qui, 21/11/2002 - 13h26 | Do Portal do Governo

Promover maior integração entre as universidades estaduais paulistas e facilitar a vida de estudantes e docentes é a proposta do Portal CRUESP/Biblioteca. Lançado durante o XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNUB), em Recife, o Portal engloba o acervo das 82 bibliotecas da UNESP, USP e Unicamp, e, pode ser acessado de qualquer computador conectado às redes de informações das três instituições, por meio do site do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (CRUESP).

Uma das ferramentas disponíveis no Portal é a UnibibliWEB, que permite o acesso simultâneo ao acervo de todas as 82 bibliotecas reunidas no Portal. Com mais de 2,6 milhões de obras e aproximadamente 228 mil teses, qualquer pessoa que esteja em uma das universidades pode ter acesso aos títulos.

Segundo a coordenadora-geral de Bibliotecas da UNESP, Mariângela Lopes, essa ferramenta auxilia muito a comunidade unespiana. Um universitário pode procurar o livro que deseja no Portal, indicando o assunto, nome ou autor. A própria bibliotecária irá providenciar o empréstimo.

As ferramentas permitem aos docentes e alunos das três universidades estaduais paulistas melhores condições de trabalho e pesquisa. De acordo com Mariângela, além de contarem com um acervo completo, haverá maior rapidez no processo de empréstimo entre as instituições. ‘A tecnologia deve ser útil à difusão do conhecimento, e é isso que propõe o Portal’, conclui.

Mais informações podem ser obtidas no site www.cruesp.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa e Comunicação da Unesp

V.C.